Bolo de romã
Achei que as romãs, o ano passado, não iriam vingar. O calor foi muito e depois o excesso de chuva poderia ter apodrecido os frutos cor de rubi. Mas não, da árvore do costume apanhamos cerca de 2 sacas. Como sempre, não fiz grande coisa com elas, saboreei-as da maneira que mais gosto... ao natural e à colher. Depois de um tempinho a retirar os baguinhos dos seus casulos, fico eu e eles enquanto a colher dança para trás e para frente.
No entanto, fiz um bolo cuja receita já tinha guardada há algum tempo. Foi agora, na altura mais que certa e ficou um bolo simples mas pintalgado de vermelho profundo, para fazer a diferença :)
Ingredientes:
3/4 chávena de açúcar
6 colheres (sopa) de manteiga à temperatura ambiente
2 ovos grandes
1 clara de ovo
3/4 chávena de buttermilk
2 colheres (chá) de raspas de limão
2 colheres (chá) de extracto de baunilha
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 1/2 chávena de farinha de trigo
1/4 colher (chá) de sal
3/4 chávena de bagos de romã
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata a manteiga com o açúcar até ficar bem misturado. Adicione os ovos e a clara, um de cada vez, batendo sempre. Numa bacia, misture o buttermilk com as raspas de limão, a baunilha e o bicarbonato. Noutra, misture a farinha e o sal e bata com a batedeira. Vá colocando alternadamente a mistura de buttermilk e de farinha na batedeira, até formar uma massa lisa. Adicione a romã, misture com uma espátula e coloque numa forma média untada. Asse por 1 hora, até que o bolo fique firme e dourado. Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.
Notas:
Receita retirada do blog Chucrute com Salsicha.
Usei 2 chávenas de farinha de trigo e 1/2 chávena de farinha integral.
Para o buttermilk, coloque uma colher de sopa de sumo de limão e complete com leite até obter uma chávena. Deixe descansar 10-15 minutos até que coalhe.
Boa semana a todos!