Atum à Veracruz

 

Veracruz é no México, a Maria está em Timor e a receita foi feita em Portugal. É, pois, uma receita do e para o mundo, e eu já estava a dizer mal da minha vidinha porque não encontrava nada para responder ao desafio lançado pela Moira. Senti na pele a dificuldade de não ter os ingredientes e os utensílios que estamos acostumados. Ora a receita pedia forno, ora queijo, ora batedeira. Acabei por basear-me numa receita que encontrei numa edição de luxo da Revista "un toque se sabor mexicano". Nem sempre é fácil encontrar receitas com atum enlatado. Conheço as mais básicas, aquelas que a Maria também deve conhecer e estar fartinha de comer: a massa com atum, o arroz com atum e a salada russa. Por isso, trago uma receita muito simples e bastante rápida, tão rápida que comecei a prepará-la depois das 11 da manhã e antes do meio dia já estava empratada. O melhor é que vai tudo para o mesmo tacho, menos loiça para a Maria, mais tempo para descansar. Não sei se vais fazer a receita mas espero que gostes. Resta-me desejar à Maria um bom trabalho e bom apetite :)

 

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

1/2 chávena de tomate cortado em pedaços (cerca de 2 tomates pequenos)

1/2 chávena de cenoura cozida cortada em rodelas (cerca de 1 cenoura média)

1/2 pimento cortado em quadrados pequenos

1 batata grande cozida e cortada aos quadrados

1/4 chávena de água

1 lata de atum em óleo ou água, escorrido

sal, pimenta, colorau, canela e oregãos a gosto

 

Preparação:

Aqueçer o azeite, saltear a cebola e os alhos e quando ficar transparente juntar o tomate e os pimentos, mexer um pouco.

Juntar a cenoura, a batata, a água e incorpore. Juntar o atum, temperar com sal, pimenta e colorau. Deixe cozer por 10 minutos e sirva polvilhado de oregãos ou canela moída com arroz branco a acompanhar.

 

Notas:

Não gosto de encontrar a pele do pimento, por isso congelo-o e quando o quero usar é só retirar do congelador e puxar a pele com uma faca. Sai sem dificuldade.

Cozi as cenouras e batatas antes de juntar ao estufado.

Para quem não vive em Timor, podem juntar azeitonas e usar filetes de pescada em vez do atum.

 

Boa semana!

publicado por Ameixinha às 13:30 | link do post | comentar | partilhar