Bolo de abóbora e amêndoa

Tinha uma abóbora de 13 kg à espera de ser usada. Como vivo numa aldeia rodeada de agricultores, sempre tentei comprar as abóboras ao pé da porta, porque são de confiança e mais baratas. Mas nunca, nunca consegui encontrar nenhuma que tivesse aquele tom alaranjado que é própria para fazer docinhos. A abóbora que um vizinho deu à minha mãe era suposto ser laranjinha mas quando a abrimos ela tinha um tom mais amarelado, mais uma desilusão. Depois de partida, retiradas as sementes e a casca, não sobra grande coisa. Levei a cozer grande parte e lá foi ficando mais alaranjada. Com a abóbora fiz panquecas, compota, sopa e este bolinho. O sabor intenso da amêndoa com a abóbora fica excelente. Fui buscar a receita aqui.



Ingredientes:

500 g de abóbora limpa
250 g + 1 colher de sopa de açúcar amarelo (usei 150g + 1 colher)
1 laranja
50 g de manteiga
150 g de amêndoa</a> ralada com a pele
4 ovos
100 g de farinha com fermento
amêndoa</a> em lâminas (não usei)
canela em pó (usei uma mistura de canela com açúcar)


Preparação:


Corte a abóbora em cubos, deite-a num tacho e junte-lhe os 250 g de açúcar amarelo, a raspa da casca e o sumo da laranja. Leve ao lume e deixe cozer durante cerca de 20 minutos com o tacho destapado. Quando a abóbora estiver quase cozida, ligue o forno e regule-o para os 180 °C. Reduza a abóbora a puré com a varinha mágica e junte-lhe a manteiga, a amêndoa ralada com a pele e os ovos, previamente desfeitos. Adicione a farinha, misture bem e deite numa forma de mola, previamente untada. Coza no forno durante cerca de 50 minutos. Um pouco antes de terminar o tempo, polvilhe com o restante açúcar e amêndoa em lâminas.

Sugestão

Depois de fria, se gostar, polvilhe com canela em pó.



Fica um bolo pequenino, pelo menos o meu ficou e pela foto que vi também está pequenino, mas vale a pena, fica muito bom. Quem tiver abóbora para gastar que se atreva :) O aroma da abóbora a cozinhar é excelente.







A Vivian passou-me este selinho para que possa ganhar uma caricatura a P&B dela e eu resolvi pegar e passar para ajudar.
Pelas regras, devo indicar outros 10 blogs para presentear com o mesmo selinho e estes 10, da mesma forma, presenteiam outros 10, seguindo as orientações abaixo:


1 - Exibir a imagem do selo "Olha Que Blog Maneiro"

2 - Postar o link do blog que te indicou

3 - Indicar 10 blogs de sua preferência

4 - Avisar os indicados

5 - Publicar essas regras

6 - Conferir se os blogs indicados repassaram o selo junto às regras

7 -Enviar sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaqueblogmaneiro@gmail.com juntamente com os 10 links dos blogs indicados para verificação.

Caso os blogs indicados repassem o selinho "Olha Que Blog Maneiro" e suas regras, corretamente, dentro de alguns dias o blog que os indicou recebe 1 caricatura em P&B

8 - A caricatura só vale se as regras acima forem seguidas



As minhas indicações são:






A Luciana passou-me o selo dos Sete Pecados (esta imagem não pertencia a um genérico de uma novela brasileira?) porque diz que eu não dou desanso à gula. Euuuuuu? Que maldade! Bem, se esse for o meu único pecado, já não é mau :)

E tenho que passar a mais dois blogues e escolhi dois que me vão enaltecendo a gula:



Vó Mindoca

Fiel ao Tacho



O último mas talvez o mais importante, da Luciana, Vítor, Rosa Eliza e Sarita:







Que somos nós sem afecto? "No man is an island" e um blog sem visitas talvez seja apenas um pseudo-blog. Creio que o meu blog é recheado de afectos, algo que eu muito prezo e que faço os possíveis para retribuir. É na base do afecto que estabelecemos pontes, que nos sentimos próximos e que criamos amizades, mesmo que virtuais. Seria impossível passar este selo a uma pequena quantidade de blogueiras/os. Óbvio que tenho mais afinidade por umas/uns e menos por outras/os. Porque o afecto e a amizade requerem reciprocidade. A todos que sentem afecto pelo meu blog e por quem o constrói, eu só tenho que agradecer e fazer com que não vos desiluda. Não vai ser um selo que vai fortalecer o afecto ou criar mais amizade. São as palavras e as presenças... mesmo que não deixem comentário.

O afecto não se diz, não se passa de mão em mão... sente-se!

E a minha mãe sempre disse que "Quem não se sente não é filho de boa gente!" :) Ou isso ou têm os membros adormecidos de estarem parados em frente ao computador he he

Não podia terminar um post de uma forma tão séria, tinha que me dar para a galhofa ;)

Sejam felizes que eu vou fazer por isso!

Bom fim de semana.

publicado por Ameixinha às 00:15 | link do post | comentar | partilhar