Portobelos recheados



Aqueles que, como eu, têm poucas possibilidades para adquirir determinados produtos alimentícios, ficam a ganhar quando vão ao Modelo (único hipermercado em que vejo acontecer tal coisa) e encontram esses mesmos produtos a baixo custo. Isso acontece porque se está a aproximar o prazo de validade, mas é um prazo que não termina já amanhã. Alguns de vocês devem pensar que, mais um bocadinho, e estou a recolher restos do caixote do lixo! Mas comprar estes produtos nestas condições (excelentes!) é a única maneira de provar coisas que nunca tinha comido!



E devem saber que estes cogumelos grandalhões são tudo menos baratos! Vai daí, não pensei duas vezes em trazê-los comigo e resultaram numa refeição cheia de categoria.



Mais uma vez encontrei inspiração aqui e adaptei aos ingredientes que tinha em casa! É uma entrada perfeita mas resolvi fazer dela um prato principal.



Ingredientes para 4 pessoas:



4 cogumelos portobelo

1 cebola

2 dentes de alho

50g de margarina ou manteiga

Azeite

2 chouriços (usei bacon)

sal

pimenta preta de moinho

1 colher de sopa de colorau doce

1 colher de sopa de salsa picada (usei oregãos frescos)

queijo q.b.



Preparação:

Lave e enxugue muito bem os cogumelos.

Corte um pouco de papel de alumínio que dê para colocar os cogumelos e pincele com manteiga líquida.

Retire os pés aos cogumelos e escave um pouco a polpa. Pique finamente a polpa e os pés e coloque as copas na folha de alumínio. Ligue o forno e regule-o para os 220 °C.

Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Derreta a margarina com azeite numa frigideira larga, junte a cebola e o alho picados e deixe cozinhar até a cebola começar a alourar. Nessa altura junte os pés dos cogumelos picados e salteie até a água que libertarem se evaporar.

Entretanto, tire a pele aos chouriços e pique-o finamente na picadora. Junte o chouriço aos cogumelos e misture bem. Tempere com sal, se for necessário, e com pimenta acabada de moer. Polvilhe com o colorau e misture bem. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e perfume com a salsa picada/oregãos.

Distribua o recheio pelos cogumelos, cubra com queijo, polvilhe com mais oregãos e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.

Acompanhei com massa cozida em água e sal.







A Turmalina passou-me este selo da amizade. Agradeço-lhe muito e retribuo o selo, porque ela merece! Ela diz que este blog é "todo o ardido e a doçura da canela que ela (Eu) mói". É uma bela frase e acho que é bem verdadeira. Apesar de, às vezes, ser mais ardido do que doçura he he



Eu teria que passar a 8 blogs, mas é difícil distribuir amizade a tão poucos blogs. Há pessoas por quem tenho muita amizade e nem as conheço, mas gostava que sentissem a minha amizade sem ser através dos selos. Um dia quando conhecer essas pessoas, espero que sintam tanta amizade por mim como eu por elas :)


E apesar das cenas que se seguem eu tenho eterna amizade, muitas vezes paixão, pelos animais. Adivinhem quem eu encontrei ontem, com este ar majestoso, na floreira do manjericão?


Ahhh pois é, mais do mesmo... o artista de sempre. Ontem fulminou-me com este olhar altivo :)




Bom Domingo a todos e bom Carnaval!


publicado por Ameixinha às 13:00 | link do post | comentar | partilhar