Pataniscas de bacalhau

Pataniscas - ou Fataniscas - são um petisco bem português e a Laranjinha fez o favor de nos dar a provar estas pataniscas de bacalhau que, creio, ficaram na memória de todos que lhe deitaram o dente. É certo que o bicho está em extinção mas... não estaremos todos? Um petisco destes de longe a longe sabe bem e não faz tão mal assim! Gostei muito da junção do pimento, a patanisca fica mais colorida e muito mais saborosa. Experimentem e vão ver que vão manter a pata-na-isca ;)

Ingredientes:
100 gr de farinha
sal
pimenta de moinho
2 ovos
0,5 dl de água
1 cebola
200 g de bacalhau demolhado
1 raminho de salsa
1/4 pimento vermelho
óleo para fritar

Preparação:
Deitar a farinha numa taça, adicionar o sal, a pimenta, os ovos e a água. Mexer muito bem com uma vara de arames até obter um polme liso. Descascar e picar finamente a cebola. Adicioná-la ao polme. Limpar o bacalhau de peles e espinhas. Desfiá-lo e juntá-lo ao polme. Picar a salsa e cortar o pimento em cubinhos. Adicionar tudo ao polme e mexer com uma colher de pau. Se necessário, rectificar os temperos.
Colocar um pouco de óleo numa frigideira larga e levar ao lume. Quando o óleo estiver quente, deitar a massa em colheradas e deixar fritar até a parte de baixo estar dourada, voltar e deixar fritar do outro lado.
Escorrer as pataniscas em papel absorvente.

Boa semana a todos!
publicado por Ameixinha às 11:59 | link do post | comentar | partilhar