Douradas aromáticas



Eu adoro ervinhas - não, não é ganza embora às vezes pareça que sim - e nas minhas comidas tento sempre usar e abusar delas. Mas nunca abusei e tirei partido das aromáticas como nestas douradas. No meu pequeno canteiro tenho manjericão, hortelã, tomilho-limão, cidreira (roubada da beira da estrada) e alecrim. Faltam-me os oregãos e a sálvia que ainda não encontrei; a segurelha, a manjerona e o cebolinho que ainda não consegui que vingassem. Mas usa-se o que há e já não é mau ;)


Embora não tenha postado ainda receitas de peixe - bacalhau para mim não é peixe, é bacalhau! - não quer dizer que não coma peixe. Apenas quer dizer que só tenho feito coisitas básicas com peixe.
Infelizmente não há pescadores em casa, nem eu vivo perto de um rio - vivo mas o desgraçado já vai mais que morto - ou mar. Uma ida ao hipermercado já faz o jeito. Trouxe três douradinhas médias que, para três esfomeados não foi muito mas chegou. Tavam deliciosas e vamos repetir mais vezes!
Fiz uma recolha de várias receitas que vi na net, mas a fonte de inspiração veio mesmo daqui.

Ingredientes:
Douradas
Sumo de limão q.b.
Ervas aromáticas (usei alecrim, manjericão e tomilho-limão)
1 cebola
2 dentes de alho
Azeitonas pretas q.b.
Fohas de Louro q.b.
Azeite q.b.
Pimenta preta em grão q.b.
Paprika q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Lave as douradas em água fria corrente e ponha o peixe num prato grande. Regue com o sumo de limão. Tempere com sal e pimenta por fora e por dentro e salpique com as ervas aromáticas. Descasque um dente de alho e a cebola e pique em pedaços pequenos.
Aqueça o forno a 200°C.
Disponha a cebola cortada e o alho numa travessa de ir ao forno e coloque por cima as douradas. Regue com azeite, acrescente as azeitonas pretas inteiras, a paprika e o alho, picado, e enfie a folha de louro, bem lavada, na cavidade da guelra do peixes.
Asse no forno por 20 minutos, retire do forno e sirva com arroz ou batatas fritas ou legumes cozidos ao vapor. Pode também juntar batatas que vão assar juntamente com o peixe.



Bom fim de semana ;)



Acho que o Luisínho vai viajar no fim de semana... já está numa de testar as asas e zarpar ;) O Matias está a arranjar maneira de ir com ele... só pode!
tags:
publicado por Ameixinha às 08:00 | link do post | comentar | partilhar