Bolo de cenoura, alcaravia e nozes

Como não é muito fácil encontrar receitas que levam alcaravia, fiz um apelo para que, caso alguém encontrasse alguma, me enviasse para o mail. A Isabel enviou-me esta magnífica receita, retirada daqui. Fiz alguns ajustes, uma vez que não usei a cobertura/recheio e modifiquei a farinha. Muito sinceramente, este bolo não exige qualquer tipo de recheio ou cobertura. A cenoura dá uma consistência bem húmida à massa e as nozes dão-lhe estilo :) Pronto, confesso que não tinha mascarpone em casa e não me apeteceu ter trabalho a fazer a cobertura! No fundo, acho que ainda deve ficar melhor, não fosse eu adoradora oficial de mascarpone he he

Em relação à alcaravia, considero-a opcional. Se não tiverem, não a usem mas façam este bolo que fica fantástico.
Usei uma forma redonda de 18 cm de diâmetro. No original é feito em forma quadrada. Façam como preferirem!
Não ficou com uma aparência fantástica? E o sabor acompanha o aspecto exterior, lindo por fora e maravilhoso por dentro :)

Ingredientes:
1-2 colheres (sopa) de alcaravia (usei apenas uma colher de sopa mas acho que uma de chá é suficiente)
3 ovos grandes
70 gr de açúcar amarelo
80 gr de nozes sem casca
100 gr de farinha de trigo 85 (usei 65 mas podem usar farinha para bolos)
300 gr de cenouras raladas
2 colheres (chá) de fermento
1-2 colheres (chá) de canela moída
1 pitada de sal
1 limão

Recheio e cobertura:
1 limão
200 gr de mascarpone
30 gr de açúcar em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata os ovos com o açúcar amarelo. Adicione as nozes picadas, a farinha, o fermento, o sal, a canela e a alcaravia. Misture bem e adicione a cenoura e o sumo de limão. Despeje a mistura numa forma não muito grande, untada e enfarinhada, e leve ao forno por 45 minutos.

Para a cobertura, misture o mascarpone com o sumo de limão e o açúcar em pó.
Quando o bolo arrefecer, abra-o ao meio e cubra com metade do mascarpone. Coloque a outra metade do bolo por cima e cubra com o restante mascarpone. Polvilhe com canela e corte o bolo em pedaços.

Espero testar novas receitas em breve com estas sementes. Se ficarem boas já sabem... a receita vem cá parar.

Bom resto de semana a todos, se é que isso é possível com tanto vento e tanta chuva em Portugal, ou com tanto calor noutras partes do planeta! Onde é que está o equilíbrio? É que para desequilibrados bastamos nós :)
publicado por Ameixinha às 15:31 | link do post | comentar | partilhar