Bolo de sementes de alcaravia

Por causa desta receita que vi num pequeno livrinho da Anne Wilson chamado "Bolos e Tartes", comprado ainda na época em que estudava em Coimbra, andei anos a tentar encontrar essa tal de especiaria chamada Alcaravia. Portanto, depois dos biscoitos lancei-me no bolo de sementes de alcaravia.

Segundo o que diz o livro, é um bolo tradicional inglês com o qual se comemora o fim da sementeira da Primavera. Mas eu não podia esperar até à Primavera, ia morrer de vontade!
Resulta num bolo pequenino, aconselho o uso de uma forma de 17-18 cm, mas delicioso ao estilo pound cake com uma massa tão fofa que parece pão-de-ló.
Quem não tiver sementes de alcaravia pode aromatizar com qualquer outra coisa ou fazer simples.

Este foi o bolo que ficou a arrefecer em cima do fogão e que o Matias fez o favor de provar primeiro, deixando-o com umas quantas dentadas. Motivo para um post no Só Possuídos.
Nos tempos que correm nada se desperdiça, eu cortei as partes que estavam trincadas, daí o bolo já aparecer cortado na foto :) Mas só aparecem as fatias que estavam intactas, as outras foram comidas por trás da câmara fotográfica!

Ingredientes:
125 g de manteiga
1/2 chávena de açúcar refinado
3 ovos ligeiramente batidos
1 1/4 chávena de farinha de trigo com fermento
3 colheres (chá) de sementes de alcaravia (usei 2)
2 colheres (sopa) de leite

1. Aqueça previamente o forno a uma temperatura moderada de 180º C. Unte o fundo e os lados de uma forma redonda de 17 cm com manteiga derretida ou óleo e forre-lhe o fundo com papel vegetal. Com a batedeira, numa tigelinha, bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura lisa e cremosa. Junte-lhe os ovos, pouco a pouco e um de cada vez.
2. Coloque a mistura numa tigela maior e, com uma colher de metal, junte-lhe a farinha peneirada e as sementes de alcaravia, alternado com o leite.
3. Deite a massa na forma e alise a superfície. Leve-a ao forno durante 50 minutos ou até que, ao enfiar um espeto de metal, este saia limpo. Deixe o bolo repousar durante 20 minutos na forma; depois, deite-o numa grelha para que arrefeça (aqui, muito cuidado com os gatos que andam à solta he he). Sirva-o polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Esta é finalmente a primeira receita de 2010 :)
Agora vou ali beber um cházinho para curar uma constipação e outras mazelas manhosas!
Bom fim de semana a todos ;)
publicado por Ameixinha às 15:38 | link do post | comentar | partilhar