Salada de pepino japonês

Parece que o sol e o calorzinho voltaram e, nada melhor, que uma saladinha refrescante!
Encontrei no PD de Braga um pepino que nunca tinha visto, comprido e fininho (uiiii). Na etiqueta dizia pepino doce, custou 0,40€ e nem pensei duas vezes, trouxe-o comigo mesmo sem saber o que ia fazer com ele (sabia que era para cozinhar, ok?), nem como se preparava. Pena não ter os mesmos produtos em todos os PD.

Cheguei a casa e pesquisei, acho que o nome dele é mais pepino inglês ou pepino japonês, pois não encontrei qualquer definição de pepino doce e não é nadinha doce :) Pelo que li, vem embalado para não perder a água que tem na sua composição.
É muito parecido com o nosso pepino mas mais suave e sem sementes a incomodar. Gostei muito do resultado.
Encontrei a receita perfeita para ser testada aqui, digam lá se não fica uma salada bonita?

Ingredientes:
1 pepino inglês (ou japonês, desde que não tenha sementes)
1/4 chávena de vinagre de arroz (para mim é demasiado, reduzi para metade)
1 colher (chá) de óleo de sésamo
1/2 colher (chá) de açúcar
1/4 colher (chá) de sal
1 pitada de flocos de pimentão vermelho (não usei)
Sementes de sésamo pretas para polvilhar

Corte as extremidades do pepino e, depois, cortem o pepino ao meio para obter duas metades. Usando uma mandolina ou descascador de vegetais vá fatiando o pepino finamente e coloque-os numa bacia/tigela.
Combine o vinagre, óleo de sésamo, açúcar, sal e flocos de pimentão numa chávena e mexa até o açúcar dissolver. Prove e ajuste o tempero. Coloque por cima das fatias de pepino e mexa bem mas gentilmente.
Coloque numa travessa de servir e polvilhe com as sementes de sésamo.

Nota: Não fica doce, o açúcar é apenas para equilibrar o ácido do vinagre de arroz.

************************************


Quero aproveitar para vos mostrar a minha nova pregadeira, que já não é muito nova porque já a tenho há mais de um mês :)
Mas não podia deixar de divulgar o excelente trabalho da Janinha que teve uma paciência incrível comigo he he
Pedi-lhe que me fizesse uma pregadeira com o meu Matias e, depois de algumas tentativas surgiu isto que se vê. Não é fofinho? Ela está a aceitar encomendas para o Natal, quem estiver interessado passe lá e veja as coisas fantásticas que ela tem :) Ahh e encomendem que não se vão arrepender! A Janinha é uma simpatia!
Juro que paguei a minha pregadeira, não estou a ganhar nada com a publicidade, ok? É só que... ela merece e achei os preços muito acessíveis :)
tags:
publicado por Ameixinha às 10:00 | link do post | comentar | partilhar