Delícia de Natal?


Continuo sem saber quem dá os nomes (muito originais, por sinal) às receitas que se encontram neste site (decidi deixar de fazer publicidade gratuita). Não entendi o que esta receita tem que se assemelhe à época natalícia. Só se for por usar as claras que sobram dos doces natalícios que levam paletes e paletes de gemas, ou então por sugerirem que se decore com romãs.
Natal para mim tem que cheirar a canela ou erva-doce, senão não é Natal. Portanto, esta sobremesa passou a ser chamada de delícia e vai mudando de nome conforme a época e o meu estado de espírito. Hoje, para mim, é delícia de Páscoa porque repeti a receita na Páscoa e decorei-a com amêndoas fatiadas e amêndoas de chocolate. Esta com moranguinhos foi a primeira experiência :)
É um semifrio vistoso e delicioso que é óptimo para aproveitamento de claras! Nomes à parte, quem tiver muitas claras e não souber o que lhes fazer, aqui está algo fantástico para saborear ;)



Ingredientes:
2 latas de leite condensado (usei leite condensado cozido para poupar tempo e trabalho)
10 folhas de gelatina
0,5 dl de rum (usei whisky)
10 claras
200 g de palitos de champagne
2 dl de café
amêndoas em falhas (tostei durante alguns minutos no forno)
bagos de romã (usei morangos)

Preparação:
Ponha as latas de leite condensado na panela de pressão, cubra com a água e leve a cozer durante 1 hora. Depois de ter deixado escapar a pressão, retire as latas da panela e deixe arrefecer. Ponha as folhas de gelatina de molho em água fria. Abra as latas de leite condensado para uma tigela grande e bata com a varinha mágica até obter um creme. Escorra a gelatina e dissolva-a no rum bem quente. Junte a gelatina derretida ao leite condensado e continue a bater. À parte, bata as claras em castelo bem firme. Adicione 1/3 das claras em castelo ao creme de leite condensado e bata com a varinha até ligar bem. Depois, envolva suavemente as restantes claras, em castelo, na mistura anterior. Deite metade do preparado numa forma de mola (eu coloquei no fundo papel vegetal), por cima disponha, em raio, os palitos de champagne, previamente mergulhados no café. Cubra com o restante creme e disponha nova camada de palitos, desencontrados dos primeiros. Leve ao frigorífico até prender. Retire o aro da forma, coloque no prato de serviço e polvilhe com as amêndoas em falhas. Enfeite com bagos de romã ou morangos.

Sugestão
Esta sobremesa também é óptima servida como um gelado, nesse caso introduza-a no congelador e retire-a cerca de 30 minutos antes de servir.

Não provei como gelado porque o Tio B. ainda não trouxe a arca e o meu congelador não dá para tudo, mas acredito que fique muito bom!
tags:
publicado por Ameixinha às 14:30 | link do post | comentar | partilhar