Roupa Velha


Ora cá está a roupa-velha cá de casa.

Ele faz-se com as sobras da ceia do dia anterior. Dia 24 e 31 comemos o fiel bacalhau cozido que é servido com batatas e couves cozidas. Há quem enriqueça com cenoura e ovo.

Para regar o bacalhau fazemos um molho cozido que é o que eu mais gosto e, por incrível que pareça, foi a única foto que me esqueci de tirar. Mas podem usar o azeite simples para fazer a roupa-velha.

Isto começa assim:
As sobras do bacalhau, batatas e couves são cortadas em pedaços pequenos (há variações conforme o gosto das pessoas: há quem faça a roupa velha completamente mastigada tipo puré, há quem a faça aos pedaços grandes, nós gostamos dela no meio-termo) e, cá em casa, partimos já para dentro de um tacho. Picamos alguns dentes de alho (é a gosto) e juntamos azeite necessário para levar ao lume. Como já está tudo cozido, só vai ao lume para aquecer. Costumamos juntar também uma pitada de cominhos que lhe dá um sabor fantástico. Aconselho toda a gente a colocar cominhos na roupa-velha. É uma delícia, apesar do aspecto não ser dos melhores :)
Confiem em mim, o aspecto não é tudo e, neste caso, não quer dizer mesmo nada!
publicado por Ameixinha às 12:23 | link do post | comentar | partilhar