Frango com alho


Não sendo eu grande fã de carnes, frango é a que mais vou comendo. É carne branca e barata, ao contrário do que a Elza Soares canta: "a carne mais barata do mercado não é a carne negra"!
As minhas partes favoritas são mesmo as asas, que costumam vir parar ao meu prato e que dizem ser aquelas mais cancerígenas, já que é nas asas que os bichinhos apanham a "pica" dos antibióticos. Estou morta e enterrada, mas as asas hão-de sempre ser minhas e, vá lá, uma coxinha de quando em quando também me agrada.
Depois há toda uma envolvência quando o prato pede alhos porque, à partida, sei que o sabor vai agradar e que me vai deixar nas mãos aquele cheirinho que teima em não sair. A mim, não há vampiro que me meta o dente ;)

Ingredientes:
1 kg de coxas de frango (usei um frango inteiro)
1 colher (sopa) de paprica
2 colheres (sopa) de azeite
8 dentes de alho com a casca
1/4 copo (60 ml) de brande
1/2 copo (125 ml) de caldo de galinha
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de salsa fresca, picada

Preparação:
Apare o excesso de gordura das coxas do frango e corte-as em terços. Junte e combine a paprica e um pouco de sal e pimenta numa tigela, acrescente o frango e mexa para revesti-lo.
Aqueça metade do azeite numa frigideira grande em lume alto e deixe cozinhar o alho durante 1-2 minutos, até alourar. Retire-o da frigideira e reserve. Cozinhe as coxas em várias porções, 5 minutos para cada uma, ou até alourarem. Deite as coxas todas na frigideira, acrescente o brande, ferva durante 30 segundos e em seguida acrescente o caldo e a folha de louro. Reduza a temperatura, tape e deixe cozinhar em lume fraco durante durante 10 minutos.
Entretanto, deite a polpa de alho no almofariz (com o pilão) ou numa tigela. Acrescente a salsa e esmague a mistura ou mexa-a com um garfo até criar uma pasta. Adicione esta mistura ao frango, tape a frigideira e deixe cozinhar durante 10 minutos, ou até ficar tenro. Sirva quente.

Receita retirada d' "O livro essencial da cozinha mediterrânica".
tags: ,
publicado por Ameixinha às 10:25 | link do post | comentar | partilhar