Bolo de lavanda e limão num apontamento azul

Há retinas que estão a ver azul e outras que estão a ver lilás! A minha retina viu azul nos botõezinhos de lavanda e encontrei neles a solução natural e biológica para este dia azul. Sem corantes nem conservantes!

O bolo não é azul mas ficou tão lindo e tão bom, que achei que este Desafio da Cor teria que terminar com uma receita doce, já que todas as outras que apresentei foram salgadas.

Esta não foi a minha primeira ideia, pensei mesmo em comprar corante mas, quando já estava a ficar azul de stress sem saber o que fazer, chegaram os botões de lavanda à minha mão.
A lavanda tem o poder de colorir qualquer dia e veste o palato de um azul tranquilizante, intrigante e alucinante - a sério, em excesso pode ser tóxico e, de tanto comer bolo com lavanda, achei que ia começar a alucinar he he!

Resolvi testar este bolo que vi no Choucrute, o primeiro que me deu vontade de usar a lavanda. Só a infusão dos botõezinhos no leite, já deixa um aroma maravilhoso no ar... imaginem na massa do bolo?!
Espectacular! A minha mãe disse que estava um bolo tão fofo que parecia pão-de-ló :) Concordei!

Ingredientes:
3/4 chávena de leite
1 colher (sopa) de flores de lavanda
1 3/4 chávena de farinha de trigo
1 1/4 colher (chá) fermento em pó
1/4 colher (chá) sal
1/2 chávena (113 g) de manteiga sem sal (usei manteiga com sal e omiti o sal acima indicado)
1 chávena de açúcar (usei 3/4)
2 ovos grandes

Misture o leite e a lavanda numa panela pequena e leve ao lume médio. Assim que ferver, transfira para um recipiente de vidro e deixe arrefecer em temperatura ambiente.
Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês média (12,5 x 22,5).
Misture a farinha, fermento e sal numa tigela. Misture a manteiga, açúcar e raspas numa tigela grande e bata com a batedeira até ficar cremoso e fofo (velocidade média por 3 minutos), raspando as laterais da tigela vez por outra. Junte os ovos, um a um, rapando as laterais após cada adição.
Com a batedeira em velocidade baixa, adicione 1/3 da mistura de farinha e bata até incorporar. Adicione metade do leite (as flores de lavanda vão junto) e bata mais. Repita com o restante da farinha e o leite, terminando com a farinha. Após a última adição, bata por mais 30 segundos em velocidade média.
Coloque a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse até que o bolo fique dourado, 50-55 minutos. Faça o teste do palito.
Deixe arrefecer na forma por 10 minutos, vire sobre uma grade e deixe arrefecer completamente antes de servir.

Quem tiver acesso a lavanda que experimente e vão ver o quanto ele é delicioso! Mas cuidado para não exagerarem na dose de lavanda, senão correm o risco de arrotar a sabonete he he

Além do mais, a palavra da Fezoca vale muito mais do que a minha e ela diz maravilhas da lavanda. Sábias palavras :)
Obrigada Fezoca!

Em 2010 voltarei com novas experiências com lavanda. Isto promete :)

Mary, what´s next?
tags: ,
publicado por Ameixinha às 09:00 | link do post | comentar | partilhar