Os dias estão muito frios, cinzentos, chuvosos e o que apetece é ligar o forno e fazer biscoitos. Não há nada mais reconfortante que um chá acompanhado de biscoitos caseiros. Queria experimentar esta receita, porque adoro o sabor de citrinos e o resultado foi muito bom!
Foi retirada do livro "Tartes, Tortas e Biscoitos" da Parragin Books Lda e podem ser moldadas conforme os cortadores disponíveis... se não tiverem meias-luas, façam luas cheias ;)
Ingredientes para 25 meias-luas (eu obtive mais):
100g de manteiga, amolecida
75g de açúcar branco refinado, mais um pouco para polvilhar (opcional)
1 ovo, separado
200g de farinha
casca ralada de uma laranja
casca ralada de um limão
casca ralada de uma lima (não usei)
2-3 colheres de sumo de laranja (podem usar limão)
1. Unte ligeiramente com manteiga dois tabuleiros de ir ao forno (usei a folha e tapete de silicone).
2. Numa tigela, bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura leve e fofa e depois batendo, acrescente gradualmente a gema de ovo.
3. Peneire para esta tigela a farinha e misture até estar bem combinada. Adicione as cascas raladas da laranja, do limão e da lima com sumo de laranja suficiente para obter uma massa macia.
4. Tenda a massa numa superfície enfarinhada (eu tendi no papel vegetal, mas levei a massa ao frigorifico durante meia hora) e recorte as meias-luas. Se não tiver o cortador de meias-luas use um redondo e depois retire uma parte para formar a meia-lua.
5. Coloque as meias-luas nos tabuleiros preparados. Pique a superfície de cada meia-lua com um garfo.
6. Numa tigela pequena, bata em castelo a clara de ovo e pincele-a nos biscoitos. Se quiser, polvilhe-os com o restante açúcar branco.
7. Leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC, durante 12-15 minutos, e depois coloque-os a arrefecer numa grelha metálica.
Esta receita é muito fácil de fazer, a minha massa ficou um bocadito dificil de cortar porque acho que ficou mole. O cortador cortou direitinho mas ao pegar na meia-lua para colocar no tapete de silicone, a massa estava mole e algumas meias-luas ficaram um bocadinho tortas. Juntem o sumo de laranja gradualmente e vão vendo a consistência da massa.
Acho que quanto mais tempo ficar no frigorifico vai cortar melhor.
A clara de ovo é desnecessária na cobertura dos biscoitos, podem aproveitá-la para fazer outras coisas, tais como suspiros :)
Estes biscoitos não ficam muito estaladiços, ficam fofinhos e duraram mais de uma semana em recipiente hermeticamente fechado (durou tanto tempo porque quis ver se realmente dava para guardar. Como é óbvio ficaram escondidos no armário para ninguém lhes pegar!)

Quem gosta de citrinos não deixe escapar esta receita ;)