Gugelhupf de ameixas e nozes

Gugelhopf.jpg

Mudei de casa pela primeira vez na vida - tirando os 5 anos que passei em Coimbra - e foi um processo longo! Um processo que ainda não terminou. Primeiro mudaram os meus pais. Fiquei à espera que acertassem com a medida do colchão da minha cama. Só à terceira é que conseguiram. Faltava a coizinha, o puzzle do Ikea estava muito complicado. Quase 2 semanas depois já havia fogão. Lá fui eu e o Matias. Depois faltava o meu roupeiro, porque não havia transporte para ir buscá-lo. Domingo 2 amigos fizeram o favor de ajudar a pô-lo no sítio. Hoje, trouxe o Tomás para cima. Sim, porque só me mudei para uma casa150 metros acima da antiga. Ou seja, a aldeia é a mesma. Ui, que alegria :/

Estou a habituar-me ao forno eléctrico e ainda não testei receitas novas. Restam-me experiências do fogão a gás. Boas experiências!

Este bolo pede uma chávena de chá. Estes dias chuvosos precisam de ser adoçados. Há lá melhor coisa que bolo e casas semi-novas? Boa combinação!

Gugelhopf fatia.jpg

 Ingredientes:

100 g de manteiga

175 g de açúcar em pó

1 colher (sopa) de açúcar baunilhado

3 ovos, 1 pitada de sal

60 g de nozes raladas

50 g de ameixas secas

1 colher (chá) de canela moída

125 ml de leite

250 g de farinha sem glúten

1 colher (chá) de fermento

 

Preparação:

-Bata a manteiga e os açúcares. Separe os ovos. Incorpore pouco a pouco as gemas na mistura de manteiga e açúcar. Noutra tigela, bata as claras com o sal em castelo.

- Unte com manteiga uma forma com chaminé e pré-aqueça o forno a 180ºC. Incorpore, pouco a pouco, o miolo de nozes, as ameixas aos pedacinhos, a canela e o leite na massa de manteiga. Numa tigela à parte misture a farinha com o fermento. Incorpore esta mistura, pouco a pouco, na massa, batendo sempre. No fim, incorpore delicadamente as claras batidas em castelo.

- Deite a massa na forma preparada e leve a cozer durante 40-45 minutos. Deixe arrefecer e desenforme.

 

*Receita adaptada do livro "Padaria e pastelaria sem glúten".

publicado por Ameixinha às 22:10 | link do post | comentar | partilhar