Chocolate cake from Tessa

3-3 127.jpg

Não me canso de dizer a mim mesma que há males que vem por bem. E há!

Hoje foi dia de lavar e pintar a piscina. Pelos vistos, todos os anos dá-se o mesmo ritual. As paredes, costumeiramente brancas, passaram a azul cor do céu. Um ano de mudança que me recebeu aqui de braços abertos. Logo a mim, que nem sei nadar :) Os homens pintavam diligentemente e as mulheres, como sempre, limpavam a tinta que deixavam o azulejo pintalgado. O bolo já estava pronto, porque hoje também foi dia de bolo. Bolo de chocolate, com uma cobertura simples. Bolo bom, húmido, fácil. A piscina enche. Vai levar cerca de 48 horas a encher, é grande. Hoje ninguém pôde usufruir de um banho nela, mas houve churrasco, vinho, conversa, muitos risos. Terminou com bolo, e que belo final de domingo :)

3-3 137.jpg

Bolo de chocolate (Apples for jam, Tessa Kiros)

180 g de manteiga

50 g de chocolate negro

30 g de cacau em pó

3 ovos, separados

150 g de açúcar

85 g de farinha (usei metade Doves Farm e metade mix B da Schar)*

1 1/2 colher (chá) de fermento

3 colheres (sopa) de leite

 

1 pacote de natas

compota a gosto

extracto de baunilha

nozes q.b.

 

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte e enfarinhe uma forma de mola com 24 cm de diâmetro. Derreta a manteiga numa caçarola, junte  o chocolate partido e o cacau e mexa até dissolver. Retire a caçarola do lume. Bata as claras em castelo. Noutra tigela bata as gemas em espuma, junte o açúcar e bata. Adicione a mistura de chocolate, um pouco de cada vez. Peneire a farinha e o fermento e envolva bem. Adicione o leite e bata.

Cuidadosamente, envolva as claras em castelo até estarem incorporadas na massa. Coloque na forma e leve a cozer por cerca de 30-35 minutos. Deixe arrefecer na forma. Coloque num prato de servir e decore com natas batidas com 1 colher de sopa de compota de frutos vermelhos e 1 colher de chá de extracto de baunilha. Salpique nozes por cima e sirva.

 

*Ou 125 g de farinha de trigo se não forem intolerantes ao glúten

publicado por Ameixinha às 22:40 | link do post | comentar | partilhar