Gratinado de Courgettes


Eu e a minha mãe sozinhas em casa é sempre motivo de experimentar receitas diferentes :) Estamos à vontade, podemos fazer o que nos apetece sem ouvir ninguém reclamar, sem pedir para se desviarem das portas dos armários, com licença, blá blá... Uma das razões porque costumo fazer as minhas experiências à noite é porque ninguém chateia ;) Normalmente, tenho que ouvir: "Já vais inventar outra vez?", "Que é isso?", "Que estás a fazer?", "Isso é bom?" ou "Quando abres um tasco?", "Podias começar a vender para fora". Não há alma que aguente e eu solto quase em grunhido: "Deslarguem-me que já estou a ficar possuída!!!" ;)

O melhor é que este mau feitio resulta e eu fico na paz.

Mas a minha mãe é a confidente de cozinha, adora coisas novas, adora que cozinhem por ela e fica feliz com "estas coisas" que eu faço. Quando lhe pergunto se quer comer algo que vou experimentar, nem pensa duas vezes e senta-se logo à mesa ;)

Costumo dizer que nós as duas somos umas porquinhas... comemos tudo sem refilar. O que é preciso é fome e, na maioria dos casos, gula.

Vi este gratinado numa das revistas "Mulher Moderna na Cozinha, nº104". Neste caso eram duas mulheres do século passado na cozinha. Mas, isso agora não interessa nada :)

É um bom acompanhamento e também achei que ficaria óptimo com atum ou carne pelo meio. Ficaria uma refeição completa, uma espécie de empadão de courgettes. E vou experimentar um outro dia. Como só eu gosto de legumes com casca, tive que "descasacar" a maioria das courgettes.



Ingredientes:

1kg de courgettes (usei apenas uma courgette porque é para duas pessoas)

2 cenouras raladas

4 folhas de hortelã

1 dente de alho

6 c. (de sopa) de pão ralado (coloquei 3)

azeite, queijo ralado, sal e pimenta q.b.


Preparação:

Lave e corte as courgettes em lâminas finas, no sentido do comprimento. Tempere de sal e pimenta. Descasque o alho e corte as folhas de hortelã finamente. Esmague o alho com a hortelã e misture com o pão ralado e o queijo.

Unte um tabuleiro com azeite e disponha metade das courgettes, cubra-as com parte das cenouras raladas e polvilhe com um pouco da mistura de queijo. Repita a operação e, por cima, verta um pouco de azeite. Leve ao forno durante 15 a 20 minutos. Uma delícia! Eu comi com uma pernita de coelhone estufada. E ele não se queixou do acompanhamento ;)



publicado por Ameixinha às 09:30 | link do post | comentar | partilhar