Bolo de uvas - Sfida



Está aí mais uma Sfida Della Cucina Italiana :) Eu confesso que pensei não participar nesta sifa, porque não tinha ideia do que poderá existir numa mesa natalina e italiana para além do panetone e da panna cotta. Estou a aprender no blog das ragazze que o menú pode ser variado, lindo e saboroso. Espreitem para ver ;)
De volta dos meus livrinhos encontrei cujo título é "Os melhores doces do Mundo - Bolos de Festas". Isto prometia!

Encontrei dois bolos italianos mas um levava fruta critalizada e eu não gosto nada! Optei por um que achei que ia gostar mais e que tinha menos ingredientes (crise, já ouviram falar?) e tratei de preparar tudo.
Tenho a dizer que acho que o meu bolo de uvas ficou mais bonito que o que aparece no livro. Sei que alguém deve ter este livrinho. Que acham, ficou ou não?



Foi um stress para encontrar as uvas de bagos pequenos. Agora a fruta é toda injectada e as uvas que encontrei nos vários supermercados que fui eram enormes, quase do tamanho de ameixas. Encontrei uns dias depois e trouxe-as comigo especialmente para o bolinho.
O aviso foi: "Ninguém toca nas uvas ok?" :)
A receita pede 400gr de massa de pão levedada. Não especificava que massa era, presumo que fosse da normal. Eu socorri-me da MFP e fiz a massa do Pão Doce (sem a farinha custard e sem a canela) porque acho-a deliciosa. Usei o programa "massa" para amassar e levedar. Depois retirei e deu-me para um bolo grande e ainda usei a forma de tarte pequena que as meninas brasileiras me enviaram :) Ficou tão lindinha a pequenina!!!


Ingredientes:

600g de uvas pretas e brancas com bagos pequenos
160g de açúcar (usei 120 porque a massa do pão era doce)
50g de manteiga derretida
400g de massa de pão levedada
2 c. (sopa) azeite (não usei)

Preparação:

Lave as uvas e separe os bagos. Limpe-os das grainhas e polvilhe com o açúcar.
Regue com a manteiga, misture e reserve. Coloque a massa para pão sobre uma superfície lisa. Regue em fio com o azeite e amasse até incorporar (saltei esta parte).
Divida a massa em duas porções e, com um rolo enfarinhado, estenda-a e molde 2 rectângulos (moldei dois círculos). Coloque um pedaço num tabuleiro untado e polvilhado (usei uma forma de bolo normal sem buraco), e espalhe por cima metade das uvas. Cubra-as com a outra folha de massa. Comprima à volta as duas camadas. Com um garfo pique a massa para sair o vapor ao cozer. Espalhe por cima as restantes uvas e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 30 minutos, ou até cozer e alourar.
Fica super húmido e ao segundo dia ainda estava melhor :)

Fiz este bolo enquanto via na rtp2 um filme com o Frank Sinatra de 1949 chamado "On the town". Uma comédia musical que me fez andar aos saltinhos e a cantarolar na cozinha. O Matias dormitava em cima de um banco e, de vez em quando, olhava com ar de quem achava que eu estava louca. Acho que está explicado porque é que eu gosto de cozinhar à noite, sem ninguém por perto :)
Bom fim de semana a todos!!!
publicado por Ameixinha às 14:15 | link do post | comentar | partilhar