Tortilha de courgettes



Estão cansados, enjoados, desesperados, desnorteados e arrepiados com tanta courgette? Eu não! Passo-me por completo é quando não consigo saber de onde raio retirei a receita. Passa da meia-noite e eu comecei a preparar a postagem há um tempinho, revirei os livros, pesquisei na net e nada! Já na postagem anterior aconteceu o mesmo mas, o primeiro livro em que peguei, fez com que se iluminasse algo e encontrei a receita imediatamente. Esta foi difícil, até porque tive a ideia de modificar alguns ingredientes. Nasceu-me mais um cabelo branco, perdi mais 200 gramas e apareceu-me mais uma ruga na testa. Isto não pode, definitivamente, continuar! 
Porém e, para que não se fiquem a rir, vão aparecer mais não sei quantas receitas com courgettes por aqui, se eu me lembrar de onde as tirei ;)

Ingredientes:
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picada
225 gr de courgettes cortadas ao meio no sentido do comprimento e fatiadas em meias-luas
100 gr de cogumelos fatiados
1/2 colher (chá) rasa de tomilho seco
1 raminho de salsa fresca
pimenta moída q.b.
azeitonas descaroçadas q.b
3 ovos inteiros, mais 3 claras

Preparação:
Aqueça o azeite numa frigideira antiaderente. Junte a cebola e deixe alourar em lume médio por 1 minuto até ficar macia. Adicione as courgettes e os cogumelos e deixe saltear por 3 minutos, agitando a frigideira de vez em quando.
Junte o tomilho e a salsa fresca e tempere com pimenta. Deixe cozer mais 2 minutos ou até que as courgettes fiquem macias e o líquido evaporar quase todo.
Entretanto bata os ovos e as claras. Deite na frigideira, junto com as azeitonas e envolva bem com uma colher de pau. 
Se tiver uma frigideira que possa ir ao forno, transfira-a para o forno e deixe dourar a superfície. Senão, faça como eu e tape a frigideira com um testo deixando alourar em lume brando. Sirva com mais azeitonas e salsa.

Notas:
A receita é baseada numa que vi no livro "Boas receitas para uma boa saúde". Pode adicionar tomate pelado, queijo, batata cozida, pimentos, brócolos picados ou uma mistura de ervas picadas. 
Usei tomilho sal-puro das Ervas da Zoé. Se não tiver, use uma pitada de sal para temperar a tortilha.
publicado por Ameixinha às 00:11 | link do post | comentar | partilhar