Pão de Centeio


Há algum tempo atrás tomei a decisão de não comprar mais livros nem revistas de culinária. Isto deve-se ao facto de ter tantas e tanta receita por fazer, que me parece errado gastar mais dinheiro sem antes experimentar todas as receitas que quero. Em relação aos livros, não me é possível comprá-los devido aos preços exorbitantes que têm marcado na etiqueta. Assim, vou fazendo uma listinha dos livros que quero até chegar ao meu aniversário, pode ser que tenha sorte :)

No entanto, a semana passada deparei-me com um livrinho chamado "aprender a fazer pão" da Larousse. Não pude resistir e trouxe-o comigo, até porque o preço não era nada de muito extraordinário e as receitas são para a máquina do pão.

Decidi-me a comprar a farinha de centeio, pedi ao padeiro que faz a distribuição de pão aqui na aldeia e ele trouxe-mo. Saiu este pãozinho maravilhoso que se comeu num abrir e fechar de olhos. Ontem sobrou o bocadito da segunda foto mas foi comido hoje de manhã :) Uma parte foi oferecido a uma vizinha que o apreciou devidamente!
Fiz a massa na MFP e levei-o a cozer no forno a gás, mas a receita é para fazer integralmente na MFP.

Ingredientes para um pão de 750g:

320 g de farinha tipo 55
180 g de farinha de centeio
310 ml de água
2 colheres (chá) de sal (usei uma)
1 colher (sopa) de mel (usei açúcar)
1 colher (sopa) de azeite
1/2 iogurte natural
2 colheres (chá) fermento (usei 20 g de fermento de padeiro)

Preparação:

Deite a água na máquina e junte-lhe o sal, o mel, o azeite, o iogurte e as farinhas. Adicione-lhes o fermento, distribuindo-o sobre estas.
Seleccione o programa "pão integral", o tamanho e a cor do pão. Ligue a máquina.



Como queria assar no forno para ficar com a côdea mais crocante, juntei mais 100 g de farinha 55 à quantidade indicada na receita e seleccionei o programa "massa". Depois de terminar o ciclo, coloquei a massa dividida em duas num tapete de silicone e levei ao forno previamente aquecido, mas desligado, para levedar por mais uma hora e meia. Depois liguei o forno em temperatura média e deixei cozer por 30-40 minutos.

A dupla fermentação permite que o miolo fique mais macio e leve, o que se verificou. Aconselho a experimentarem esta receita, seja feita integralmente na MFP ou no forno.

Agora, preciso da vossa ajuda. Alguém me sabe dizer onde eu encontro sidra? Haverá em algum supermercado ou só mesmo em lojas de produtos naturais/ervanárias?
Já agora também pergunto se alguém sabe onde se encontram formas para cozer baguetes no forno. Já vi em blogs estrangeiros mas aqui não sei se existe. Se alguém souber, agradeço que digam :)

Bom feriado e um óptimo fim de semana!
tags: ,
publicado por Ameixinha às 11:20 | link do post | comentar | partilhar