Limonada de lavanda


Enquanto tirava uma foto ao gelo que estava no copo, ele simplesmente desapareceu perante os meus olhos. O calor esteve assim, de derreter glaciares, icebergs, iglôs, pólos e neurónios :) Felizmente, já diminuiu um bocadinho e podemos apreciar esta limonada com o suave toque da lavanda, sem nos abanar, desesperar, barafustar, resmungar, transpirar ou esticar o pernil!
A lavanda, usada com parcimónia, não faz ninguém arrotar a sabonete :) Esta limonada leva-nos ao campo, a colher uns quantos raminhos, respirar ar puro, sentir a refrescante brisa a passar nos cabelos - eu tenho uma cabeleira farta he he - e a dar graças por ter sobrevivido à onda manhosa de altas temperaturas!
Foi no Cook Play Explore que vi esta sugestão. Para quem não tiver lavanda ou não quiser usar, há a alternativa do manjericão ou hortelã, segundo a autora também combina muito bem.

Ingredientes:
1/3 chávena de flores de lavanda (se forem frescas, no meu caso usei 2 colheres de sopa de lavanda seca)
1 chávena de açúcar
6 chávenas de água
1 chávena de sumo de limão

Preparação:
Numa panela, junte a lavanda, 2 chávenas de água e o açúcar sob lume brando, mexa até dissolver. Leve a ferver, desligue, cubra a panela e retire do calor. Deixe repousar por 45 minutos, coe e coloque num jarro, juntando o sumo de limão e a restante água. Prove e adicione mais sumo de limão (para cortar a doçura) ou água (para diluir) conforme a sua preferência. Guarneça com fatias de limão e gelo, servindo de seguida.

Bom Domingo a todos!

publicado por Ameixinha às 09:00 | link do post | comentar | partilhar