Pão de Deus


Não sei quem deu o nome a este pão mas acertou em cheio. É divinal!!!
Agora que tenho máquina de fazer pão resolvi pesquisar se dava para fazer este pão cá em casa. Depois de muito pesquisar encontrei a adaptação da receita para a MFP no fórum dos bimbólicos. Há quem ainda não se tenha rendido a este utensílio, sem ele eu já não sei comer pão. Cá em casa há pão quente a toda a hora e permite-nos variar entre o normal, os doces e os salgados.
Hoje de manhã enquanto tomava o pequeno-almoço, saboreava uma fatia deste pão. Uma tia entra meia possuída (é de família, ok?) e diz "Ui, esse pão está mal feito!". Possuída de um lado, possuída do outro... tratei de lhe dizer que se está mal feito ela não precisava de comê-lo, ora!
Quando viu que era o coco que estava no meio da massa, tratou de se desculpar com sorrisinhos e pediu um bocadinho para provar. A exclamação à posteriori foi: "Ai este é que é bom!!!" e eu aproveitei para lhe dar uma pequena grande lição: "Nada deve ser julgado pela aparência e à primeira vista. É por essas e por outras que as pessoas entram em conflito."
O mesmo se passa em relação à MFP, não deixem de experimentar para julgar a potencialidade deste utensílio. Eu experimentei e não estou nada arrependida. É uma grande ajuda cá em casa e indispensável. É preciso respeitar as instruções e indicações das receitas. Com uma MFP em casa todos temos um potencial padeiro dentro de nós eh eh


Para quem me pediu a receita ela aqui vai, depois de eu a ter testado com muito sucesso :)

Ingredientes:

100 ml Leite
150 ml água
1/2 colher chá sal
100 gr açúcar
100 gr manteiga
600 gr farinha
40 gr de fermento de padeiro ou 1 saqueta fermipan (usei 25 gr de fermento de padeiro e foi o suficiente)

Recheio:

100 gr coco ralado (para a próxima vou colocar 150)
140 gr leite
4 c. sopa açúcar


Preparação:
Coloque os ingredientes na cuba da máquina pela ordem indicada.
Seleccione o programa Pão Doce.
Após ouvir o apito espera-se mais uns minutinhos até acabar de amassar.
Aí retira-se a massa da cuba, divide-se em duas partes, estende-se uma parte (eu usei as mãos e a massa não se agarrou nem precisou de mais farinha para estender), recheia-se com o coco e enrola-se. Repete-se com a outra metade e entraçam-se as 2. Depois colocam-se de novo na cuba da máquina (retirando antes a pá) e deixa-se que o ciclo continue, levedando e cozendo.



Como podem ver, o interior do pão fica com bocadinhos de coco e à primeira vista até parece farinha mal misturada, mas não é. É simplesmente o que dá a este pão o nome de Pão de Deus :)

Nota: É possível usar apenas o programa "massa". Depois de amassar, Retire a massa da cuba e forme bolas com cerca de 70 grs. e com a ajuda de uma faca faça um corte ao meio, misture bem o coco, o açúcar e o leite e coloque nos cortes centrais. Deixe levedar durante uma hora, pincele com ovo e leve ao forno pré-aquecido até dourarem.
tags: ,
publicado por Ameixinha às 14:30 | link do post | comentar | partilhar