Panna Cotta de laranja ou pá na cota?

Calma, não bati em ninguém, não acertei com uma pá numa cota qualquer que me apareceu pela frente! Não que falte vontade, porque algumas bem mereciam um empurraõzinho para ver se arrumavam para canto he he Mas não, não foi nada disso que eu até sou uma gaja pacífica e tal :) Foi meramente uma divagação de alguns do meus neurónios perturbados, mais um filme feito pela minha mioleira que, com tanto sol e calor que está, ainda ficou pior! Ainda por cima estou com o meu olho esquerdo "empandeirado" e não sei porquê. Aliás, todo o meu lado esquerdo está em manifesto, nem sei se será porque as eleições que se aproximam mas, tenho para mim que isto deve ser um sinal divino he he Ou isso, ou alguma velha me viu e deitou-me mau olhado! Mais uma razão para espetar a pá na cota* :)

Nunca tinha feito nem sequer provado panna cotta, sei que deriva da língua italiana e significa "nata cozida". Tenho várias receitas para experimentar mas, para primeira vez, escolhi esta que vi no blog da Fer. Apenas troquei a fruta e o sabor ficou excelente. Falhou na consistência, porque ficou mole e terei que aumentar a quantidade de gelatina, de resto ficou muito bom!

Ingredientes para 6 pessoas:

1 colher de sopa de água
1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor
1 chávena de natas
1 chávena de iogurte natural
1/4 chávena de açúcar (usei açúcar baunilhado)
Raspas da casca de duas laranjas
3 laranjas cortadas em fatias finas (usei duas pequenas)

Dissolva a gelatina na água. Numa panela pequena coloque as natas, o açúcar e as raspinhas da casca das laranjas e leve a lume médio, mexendo com uma colher de pau, espátula ou batedor de arame até o açúcar dissolver. Não deixe ferver. Retire do lume e junte a gelatina dissolvida. Mexa bem até a gelatina se misturar completamente. Adicione o iogurte e misture. Distribua as fatias de laranja entre seis potinhos e coloque o creme por cima. Leve ao frigorífico por pelo menos 4 horas
.


Antes das quatro horas de frigorífico, reparei que já faltava uma tacinha, fui em busca da taça perdida para avisar a quem quer que a tivesse comido que ainda não estava pronta! A namorada do meu irmão já tinha "morfado" uma e disse que foi o namorado que lhe disse para comer. Perguntei-lhe se ela fazia tudo que ele mandava, se ele dissesse para se atirar ao rio se ela também se atirava, e se aquilo tivesse veneno? Ainda por cima ele "ingnorante" disse que eram iogurtes e ela acreditou! Que se passa com as miúdas hoje em dia? É tudo crente nos gajos? Até fiquei parvinha :)

Vemo-nos Domingo para uma comidinha cor de rosa!

*O termo cota é usado para descrever uma pessoa mais velha. Normalmente, é mais utilizado pelos jovens e gerações mais novas.
tags:
publicado por Ameixinha às 14:45 | link do post | comentar | partilhar