Lombo com farinheira

Em jeito de seguimento do post anterior...
Ontem, fomos comprar o "folar" para a B. De manhã cedinho lá fomos nós, às compras! Isto de oferecer ramos de oliveira e, em troca, ir às compras é coisa que compensa e muito :)
Começamos com a ladaínha: "Escolhes o que quiseres mas tens que deixar vestir!", olhou desconfiada e lá aceitou a condição! Como eu já tinha contado neste post, achava que a miúda tinha uma paixão assolapada por saias e odiava vestidos. Esta confissão, se bem se lembram, foi feita em Fevereiro que é o mês do aniversário dela. Pois bem, 1 mês depois já só quer vestidos... muda de opinião como quem muda de cuecas! Vá-se lá entender a rapariga :) Escolheu um vestido amarelo florido e lá fomos experimentar. Gostou e lá fui eu toda lampaneira pagar com o cartão da madrinha dela, a minha mãe. Helooooo, qué dos cartões? Nem o da madrinha nem o meu!!! Fui roubada? Naaa, ninguém se chega a mim pahhh, eu assusto o próprio susto... ninguém quer ter insónias durante dois meses (no minimo!), não podem ter sido roubados. Perdi-os? Não me lembro de nada... Ficaram na outra bolsa, só pode! Eu já prontinha para ser atendida, a menina do balcão a olhar para mim e a perguntar se era para oferecer, eu só olhava para a carteira e a minha mãe só dizia: "Eu não acredito!" Eu, com cara de parva, lá perguntei se podia guardar que eu depois ia levantar. A menina foi simpática e apercebeu-se logo que eu me tinha esquecido dos cartões, disse que acontecia muitas vezes. Isto de ser gaja e ter muitas malas/bolsas/carteiras não dá jeito nenhum :)
Lá vim eu a olhar para a B. com uns olhos que diziam: "Onde raio é que nós vamos sem o MEU vestido amarelinho?"
Foi então que... num olhar, reparei na minha caderneta verdinha e fez-se luz! Helloooo, vou ali levantar dinheiro e já não preciso de ir a casa e voltar para pagar o vestido! Diz que mulher prevenida vale por duas, é verdade! Mesmo assim, ninguém me quer aturar e eu sou só uma... imaginem duas de mim! ;)
Lá fui eu toda contente levantar a encomenda! Os cartãos estavam em casa, tinham-me caído da carteira e ficaram a descansar. Agora a minha mãe deve-me um BALÚRDIO de dinheiro!!! Sim, porque aqui a espertinha, a semana passada pegou no cartão errado para pagar a conta do talho, levei o MEU e lá se foram uns valentes Euros... e fico por aqui que a minha vida, às vezes, é um grande stress, uma aventura e depois alargo-me nos textos e ninguém tem tempo para ler estas cenas tristes!
Tragam mas é o lombo, este não fui eu que paguei :)


Ingredientes:
1 farinheira
1 kg de lombo de porco
sal
pimenta
10 dentes de alho
50 g de margarina
1 dl de cerveja
800 g de batatas
500 g de cebolinhas (não usei)
1 colher de sobremesa de colorau (adicionei polpa de tomate também)
6 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro

Preparação:
Pique a farinheira com um palito e leve ao lume num tacho com água. Deixe ferver cerca de 10 minutos, escorra e reserve. Entretanto, corte o lombo de porco de maneira a poder espalmá-lo num rectângulo. Tire a pele à farinheira e coloque-a no centro da carne, no sentido do comprimento. Enrole a carne, de modo a que a farinheira fique no meio, e ate com cordel de cozinha apertando bem. Descasque os dentes de alho e esmague-os com a margarina Vaqueiro, sal e pimenta, de modo a obter uma pasta. Tempere a carne com a pasta obtida e coloque-a num tabuleiro que possa ir ao forno e regue com a cerveja. Descasque as batatas e as cebolinhas e corte ambas em gomos. Tempere com sal, pimenta e o colorau. Disponha em redor da carne, regue com o azeite e junte a folha de louro, partida em bocados. Leve a assar em forno moderado (220°C) durante 1 hora e meia hora ou até a carne estar tenra. Vá virando a carne e as batatas com o molho que se vai formando.

Sugestão: Sirva acompanhada com esparregado de espinafres. Deixe arrefecer bem a farinheira antes de lhe retirar a pele para evitar que se desmanche (a minha desfez-se na mesma!).

Nota: este lombo da receita devia ser lombo de porco novo, só pode! É que antes de levar o lombo ao forno, levamo-lo a estufar por 1 hora nos ingredientes todos e, mesmo assim não ficou tão tenro como gostaríamos. Fica bom na mesma, tenham é atenção ao tempo. Não acredito que um lombo de porco asse numa hora e meia, pelo menos no meu forno! Acho que com morcela ou alheira também deve muito bom :)

Até logo, que eu bou ali à inbicta e bolto já ;)
tags:
publicado por Ameixinha às 12:00 | link do post | comentar | partilhar