Massa de arroz com soja



Vinte e um dias sem computador, quase um mês sem máquina do pão, Quinta-feira fiquei sem modem de internet e sem telefone por causa da trovoada, e Domingo o carregador da bateria da máquina fotográfica deu o berro!
Agora digam lá se realmente isto é normal?! Porque eu acho que não pode ser, é impossível!
O ditado diz que "não há mal que sempre dure e bem que nunca acabe". O bem já se foi há muito e o mal anda a prolongar-se bastante.
Mas, no meio de todo o "avarianço", continuo a ser uma privilegiada, e saberão porquê daqui a uns tempos quando eu conseguir assimilar, digerir tudo e passar para o "papel" :)
Por agora, deixo uma refeição leve, depois de um fim de semana de empanturramento ao extremo! Ainda estou para perceber porque cheguei meio quilo mais magra a casa, será que rir faz emagrecer?
Esta receita é, originalmente, feita com carne picada, mas achei que a soja ia ligar muito bem e acertei. Apropriada para vegetarianos e carnívoros, é só escolher entre carne e soja :)
Baseei-me nesta receita do Lidl.

Ingredientes:
250 gramas de carne picada (ou 1 chávena de soja granulada - quantidade para 2 pessoas)
2 colheres (sopa) de molho de soja escuro
2 colheres (sopa) vinho de arroz ou xerez seco (usei vinho do porto)
1 colher (chá) de molho de chilli (usei pasta de curry vermelha)
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado (usei galanga)
2 dentes de alho amassados/esmagados
250 gramas de massa de arroz
6 cebolinhos (não usei)
1 pimento vermelho
128 gramas de cogumelos
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
1 colher (sopa) de coentros, finamente picados

Preparação:
Deitar a carne picada (ou soja), o molho de soja, vinho, molho chilli e o gengibre numa tigela. Adicionar o alho esmagado, misturar tudo e deixar repousar durante 10 minutos. Deitar a massa de arroz para um recipiente e verter água a ferver, deixando repousar 10 minutos. De seguida, remover a água deixando-a escorrer. Cortar o cebolinho às rodelas finas.
Aquecer o óleo no wok, adicionar a carne picada e alourar, mexendo sempre. Esmigalhar a carne com uma colher de pau ou espátula, adicionando de seguida o cebolinho, pimento picado e os cogumelos.
Deixe ao lume por 5 minutos. Depois deite a massa e deixe aquecer brevemente. Polvilhe com os coentros.

Notas:
Coloquei a soja granulada de molho em água durante alguns minutos para que hidratasse.
A receita é para quatro pessoas. Eu fiz metade.

Aproveito também para avisar que, por me terem chamado a atenção que a página do blog demorava muito tempo a abrir, optei por retirar todos os selinhos que me ofereceram até agora. Apesar de me sentir agradecida pelas distinções que têm feito, tanto ao blog como à blogueira, a partir de hoje deixo de os publicar no blog. Espero não magoar ninguém com esta decisão mas é em prol do melhoramento do serviço que aqui tento prestar :)

Boa semana a todos!

publicado por Ameixinha às 23:00 | link do post | comentar | partilhar