Salada de brócolos e couscous

Não conheço o blog dela há 5 anos porque a minha entrada na blogosfera é mais recente mas, foi um dos primeiros blogs que comecei a visitar e fui deixando-me ficar por lá. Conheci-a pessoalmente o ano passado, quando ela "rifou" um dos quartos mais bonitos daquele hotel na serra Algarvia. A Laranjinha convida-nos diariamente a entrar no seu Cinco Quartos de Laranja da mesma maneira que me convidou a entrar no quarto das papoilas, para que eu o conhecesse pessoalmente - ou só para me esfregar na cara que tinha ficado a dormir no quarto que eu tanto desejei - e para que lhe desligasse o candeeiro, não fosse ela ter que passar outra noite a dormir com a luz acesa ;)
São 5 anos de blog e ele está cada vez mais fresco, natural, aromático como se fosse uma laranja acabada de colher e pronta para lhe ser retirado todo o sumo. Com 5 anos tão preenchidos surge o desafio da comemoração, felicitar a blogueira - e o querido assistente - pelo objecto do seu trabalho com uma refeição preparada com 5 ingredientes.
Há dias em que sou completamente vegetariana e sei que a Laranjinha também aprecia por isso, deixo estes 5 ingredientes, prontos em 10 minutos. Couscous, "árvorezinhas" e amêndoa algarvia, sugestão recolhida do blog Stone Soup, uma das melhores saladas que provei.

Ingredientes:
1 couve brócolo, cortada em floretes
1/2 chávena de couscous
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) vinagre de Jerez
amêndoa laminada q.b. (opcional)

Leve uma chávena de água a ferver numa panela. Junte os brócolos e cozinhe por 4 minutos.
Remova do lume. Junte o couscous, o vinagre e 2 colheres (sopa) de azeite. Misture para combinar todos os ingredientes. Cubra e deixe repousar por 4 minutos. Mexa o couscous com um garfo. Prove e rectifique os temperos. Sirva com ou sem as amêndoas.

Notas:
A amêndoa é opcional, como não tinha a laminada usei amêndoa inteira que quebrei e salpiquei por cima.
Servi a salada quente mas também pode ser servida fria, fica com os sabores ainda mais destacados.
Não tenho vinagre Jerez, substituí pelo balsâmico.
Pode ser servido como acompanhamento ou prato principal.

Vida longa ao Cinco Quartos de Laranja e boa semana a todos que por aqui passam!
publicado por Ameixinha às 22:45 | link do post | comentar | partilhar