Panquecas de frutas


Diz que hoje é dia dos namorados :)

Há alguma coisa mais apropriada para festejar este dia do que umas belas panquecas? Só o nome já diz tudo! Esta receita não foi feita propositadamente para este dia... não tenho paciência nenhuma para estes festejos pagãos. Mas ao pesquisar as receitinhas que ainda tenho para publicar encontrei estas panquecas e achei que, pelo menos, ia ser divertido publicar umas panquecas neste dia dedicado a esse mui nobre sentimento chamado Amor!

Ele - "Ó amorzinho quero dizer-te que gosto muito de ti! Vai uma panqueca?"
Ela - "Não querido que isso engorda!"
Ele - "Quem disse isso? Engorda nada, não sejas assim, acreditas em tudo que te dizem! Anda lá... esta panqueca tem bananinha e eu sei que tu gostas tanto :)"
Ela - "Então se calhar aceito, mas só como a fruta está bem? :)"
Ele - "Era mesmo isso que eu queria ouvir! he he "

Agora digam-me lá se alguém no seu perfeito juízo há-de querer levar alguém como eu? Depois deste diálogo manhoso... até eu não seria capaz de me aturar a mim mesma :)

Adiante! Retirei a receita da revista Delícias da Culinária Nº 10, num tópico dedicado aos Crepes. Mas eu gosto mais de comer panquecas (aiiii a Luxúria que me está a desgraçar!) e fiz numa frigideira mais pequenina!


Ingredientes:
3 chávenas (chá) de leite
1/2 chávena (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de essência de baunilha
2 ovos
1/2 chávena (chá) de óleo
1 colher (chá) de fermento em pó
3 chávenas (chá) de farinha de trigo (usei 2 de farinha de trigo e uma de farinha integral)

Recheio:
5 chávenas (chá) de frutas frescas a gosto picadas (usei quivi, maçã e laranja)
Sumo de 1 limão
1 chávena (chá) de açúcar (usei 1/2)
Chantilly a gosto para acompanhar (não usei porque não gosto)

Numa tigela, misture os ingredientes do recheio e reserve.

No liquidificador, bata os ingredientes da massa e frite porções numa frigideira anti-aderente. Escorra as frutas reservadas numa peneira, para eliminar o líquido que se formou. Recheie as massas e dobre ao meio. Como não gosto de chantilly reguei as panquecas com um pouco da calda das frutas.



Dá para cerca de 15 panquecas/crepes que ficam muito fofinhos. Não comi todas com fruta e se quiserem comer algumas simples aconselho a diminuir as doses de recheio.

A massa dá para guardar no frigorífico. Estas já fiz há algum tempo, umas comi de tarde e outras fiz para o pequeno-almoço do dia seguinte :)

A Cenourita da Tasca do costume desafiou-me a fotografar a porta do frigorífico cá de casa. Ora aí está! O único apetrecho da portinhola é este íman que as irmãs Marques me enviaram :) Tenho só mais um íman que veio del México mas está guardado para quando eu tiver um frigorífico só meu... Sabe-se lá quando isso vai acontecer :) Este cestinho do pão é para lembrar aos habitantes deste lar que "Quando não há pão, todos ralham e ninguém tem razão". Como sou eu que estou aos comandos da MFP ainda não tem faltado nada hi hi


E agora vou passar este desafio a:

Noémia

Karoline

Mónica

Mary

Cláudia M.

Claúdia Lima

Lete

Kláudinha

Neyma

Paula

Bom fim de semana a todos e gozem muito... cuidado com as gulas, luxúrias e afins :)

tags:
publicado por Ameixinha às 12:15 | link do post | comentar | partilhar