Bolo de pêra e canela



Não vou passar o Natal em casa e no fim de semana fiz este bolo, porque já estava na minha lista para experimentar há algum tempo. Por coincidência, a minha tia e o meu primo vieram cá a casa e ficaram para o lanche. Era este bolo que estava em cima da mesa. Antes de voltarem para casa pediram-me se poderia fazer este bolo para levar no dia de Natal :) O meu primo tinha adorado (ele que não come fruta nenhuma ao natural) a pêra com o sabor da canela. Acho que vai ser um dos meus presentes, mas vou comprar uma fita linda para envolvê-lo!

É de facto um bolo que agrada a gregos e a troianos :)

Estou com o coração apertado por não passar o Natal em casa, porque penso nos meus animaizinhos. É pouquissímo tempo, afinal só vamos ao fim da tarde para casa dos meus tios e voltamos para dormir em nossa casa. Pelo menos sei que vai ser um jantar divertido, porque tenho o tio mais divertido do mundo e quando começa a contar anedotas ou historinhas nunca mais acaba. É uma barrigada de riso (à mistura com o bacalhau e os grelos he he) e de bom humor. Porque o Natal é isto mesmo: alegria e harmonia junto da família (só falta o pato, o cão e o gato, mas com esses faço a festa quando chegar a casa he he)

O bolo no original é de pêra e gengibre mas foi indicada uma variante. Como não tinha gengibre em casa, optei pela canela e pelo açúcar baunilhado. Retirei a receita do livro "Tartes, tortas e biscoitos".

Ingredientes:
200g de manteiga sem sal, amolecida (usei menos)
175g de açúcar branco refinado (ou baunilhado)
175g de farinha autolevedante de trigo
3 colheres de sopa de gengibre em pó (usei 2 colheres de canela em pó)
3 ovos, batidos
450g de pêras, descascadas e sem caroço, finamente fatiadas e depois pinceladas com sumo de limão
1 colher de sopa de açúcar amarelo

Preparação:
1. Unte com manteiga uma forma de 20 cm de diâmetro e forre a base com papel vegetal.
2. Coloque numa tigela a manteiga e o açúcar branco (ou baunilhado). Peneire para a tigela a farinha e o gengibre (ou canela) e adicione os ovos. Bata bem com uma batedeira de varas até adquirir uma consistência macia.
3. Deite às colheradas a mistura na forma preparada e nivele a superfície.
4. Disponha as fatias de pêra por cima da mistura do bolo. Salpique com o açúcar amarelo.
5. Leve ao forno , previamente aquecido a 18ºC, durante 35-40 minutos, ou até ficar dourado e flexível ao toque.
6. Se quiser, sirva o bolo com gelado ou natas batidas.



Só faltou a bolita do gelado! Bom proveito :)
tags: ,
publicado por Ameixinha às 00:30 | link do post | comentar | partilhar