Muffins de massa básica



Isto há dias em que parece que está tudo contra nós. Esta minha mania de cozinhar à noite às vezes torna-se complicada. O meu forno é a gás e o dito acabou a meio da fornada sem eu dar por isso. Não conseguia mudar a botija do gás, começou a chover (aqui está a chover), chamei a minha mãe que já estava deitada, a minha mãe também não conseguia inserir o mecanismo na botija nova, já estavamos a praguejar quando a manhosa resolveu dar tréguas. Resultado: os muffins não cresceram o que deveriam ter crescido. Mas comem-se :-)


É uma receita de massa básica para muffins à qual juntei outros ingredientes. A metade da massa básica juntei àgua de rosas e à outra juntei canela. Depois, quando as massas já estavam nas formas coloquei maçã ralada por cima e uma mistura de açúcar mascavado com canela. Ficaram atarracados mas saborosos. Devo dizer que leva pouquissímo açúcar, quem quiser mais doce tem que juntar e ir provando até estar do agrado.



Ingredientes para a massa básica:


3 chávenas de farinha (usei normal e juntei um pouco de farelo de trigo também)


5 colheres (sopa) de fermento em pó (só pus uma, mas não foi por isso que não creceram muito, acho eu)


1 colher (chá) de sal fino


1 colher (sopa) de manteiga


3 ovos


1+ 1/2 chávena de leite



À receita base juntei:


1 colher (chá) de àgua de rosas (comprei na farmácia mas fiquei com receio de usar. Aquilo só diz que é para a pele, nao refere uso culinário, mas não notei nada quando provei)


Na outra metade da massa base juntei canela em pó a gosto.



Preparação:


Peneire a farinha, o fermento e o sal para uma tigela. Junte o açúcar. Abra um buraco no centro dos ingredientes secos. Derreta a manteiga. Bata levemente os ovos juntamente com o leite. Deite a manteiga e a mistura dos ovos no centro dos ingredientes secos. Misture até humedecer a massa. Encha até 3/4 das forminhas untadas. Por cima coloque a maçã ralada (eu piquei 2 maçãs) e cubra com a mistura de açúcar mascavado e canela. Leve ao forno a 200ºC durante 15 minutos ou até os muffins estarem cozidos. Polvilhe com açúcar em pó. Deu massa para 24 muffins.


A foto mostra de onde eu retirei a receita base. As maçãs, a àgua de rosas e a cobertura foi o que me apeteceu colocar. Na foto de conjunto ainda não tinham açúcar em pó... mas com o açúcar ficam menos feios :-)








tags:
publicado por Ameixinha às 23:44 | link do post | comentar | partilhar