Tarte de ameixa seca

Algum dia tinha que ser, não acham? Usar o meu próprio nick para fazer uma sobremesa e deliciar toda a gente. E é a única maneira de todos comerem um bocadinho de Ameixa Seca ;)

Para o desafio das Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana uns pães de tomate seco como entrada e para sobremesa esta Tarte de Ameixa Seca!

Não tive muita fé na receita, pareceu-me que os ingredientes não iam casar muito bem, no final resultou lindamente e até para a fotografia ficou fotogénica, o que é raro! E só precisei tirar uma foto, a primeira foi também a última :)

Digam lá se não ficou com um aspecto que dá vontade de trincar? E ainda leva uma coroa Ameixinha por cima!

Dedico este pedacinho de bolo à minha amiga Nana, que festejou ontem o aniversário dela! Espero que a tua vida seja como esta tarte, doce na perfeição e saborosa :)

Ingredientes:

1 chávena de chá de ameixas secas sem caroço
1/2 chávena de água
1/2 chávena de açúcar (usei 1/4 porque tinha medo que ficasse muito doce mas não ficou)
1 pacote de natas
1 lata de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir ou 200ml)
3 ovos
1 chávena de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
margarina e farinha de trigo para untar
Ameixas em calda para decorar (retirei algumas das ameixas que levei ao lume)

Recheio:
1 lata de leite condensado
100g de coco ralado

Preparação:
Leve ao lume as ameixas, a água e o açúcar e cozinhe por 10 minutos depois de ferver. Espere arrefecer e bata no liquidificador com as natas, o leite, os ovos e a farinha até ficar homegéneo.
Junte o fermento e misture delicadamente com uma colher. Unte e enfarinhe uma assadeira rectangular de 29 x 22cm, despeje metade da massa e espalhe o leite condensado e o coco ralado sobre ela. Cubra com a massa restante e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 40 minutos ou até dourar. Corte em quadrados e decore com as ameixas em calda. Sirva morna ou fresca.

Não a provei morna, mas fresca é uma delícia. Achei que ia ficar enjoativo por causa do leite condensado, mas surpreendeu-me e nem noto muito o sabor do leite condensado. O coco pelo meio é tãoooo bom :)

Receita retirada da revista "Delícias da Culinária Nº 8"



Agora, vamos a outro selinho que me foi passado pela Ana e pela Pepermint. Elas dizem que o meu blog é Roxie e eu nem faço ideia do que quer isso dizer. Mas acho que deve ser algo bom :)


As regras:

1ª- Exibir a imagem do selo "Seu blog é ROXIE!"

2ª- Colocar quem te deu o selo nos seus blogs indicados (amigos);

3ª- Escrever 5 coisas que são ROXIE:

A - Sobre música Eu sou muito eclética na música. Oiço muita coisa e ouvem algumas dessas coisas aqui no blog.

B - Televisão e cinema Não vou ao cinema mas vejo os filmes em DVD e gosto bastante! Até porque me sinto mais confortável em casa. Televisão assisto a quase todas as séries, documentários e filmes da RTP2 depois das 20:30. Durante o dia não vejo nada! Raramente vejo o telejornal do ínicio ao fim porque as notícias dão-me nos nervos.

C- Três países que sonha em conhecer Três é pouco mas para começar pode ser: São Tomé e Príncipe, Islândia, Irlanda e Itália.

D- Três cores favoritas Vermelho, Verde, Roxo e Preto.

E- Três hobbies Ler, cozinhar, internet e jardinar

4ª - Indicar 10 blogs que você ache ROXIE; Ainda não sei bem o que é Roxie mas todos os blogs que eu comento devem ter um não sei quê de Roxie :)

5ª - Avise a pessoa que você indicou, deixando um comentário para ela. Eu já deixo comentários quase todos os dias a todas as pessoas que tenho na minha lista! Não abusem da sorte :)
publicado por Ameixinha às 17:35 | link do post | comentar | partilhar