Flan de courgettes

A máquina é nova mas não parece, eu ainda não lhe apanhei o jeito. Sei que tem uma função especial para comida mas só soube disso depois de fazer este flan :) Daí que a coisa não tenha ficado muito bem apanhada, mas foi amplamente saboreada!
Sou a verdadeira fã de courgettes, tanto que até semeei algumas nuns canteiros mas parece-me que não vou ter grande sorte. Enfim, já é algo a que estou habituada!

Esta receita encontrei-a no Cinco Quartos de Laranja, blog da Laranjinha que foi uma das minhas companheiras na viagem ao Sul. Em jeito de homenagem a todas quantas me aturaram naqueles fabulosos 4 dias, decidi fazer uma (ou mais) receita de cada uma delas que vou publicar ao sabor da maré. Não é nada que eu não fizesse antes porque já experimentei receitas de quase todas elas, mas apeteceu-me este pequeno desafio :) Começo muito bem com o Cinco Quartos de Laranja, vamos lá ver onde isto vai parar!


Ingredientes:
2 courgettes
60 g de margarina
5 ovos
sal
pimenta de moínho
1 dl de natas
100 g de queijo ralado em fios

Preparação:
Ligar o forno a 180ºC.
Lavar e ralar as courgettes.
Derreter a margarina numa frigideira anti-aderente, juntar as courgettes e deixar refogar até estarem macias.
Partir os ovos para uma tigela, temperá-los com sal e pimenta acabada de moer.
Bater com uma vara de arames até os ovos estarem desfeitos.
Juntar as natas e o queijo aos ovos. Misturar muito bem.
Deitar este preparado sobre as courgettes (ou envolver nas courgettes) e levar ao forno numa forma untada com margarina, cerca de 20 minutos.

Notas:
Envolvi as courgettes na mistura e adorei o resultado. O melhor de tudo é sentir-se o queijo a cada garfada. Aqui em casa foi servido com carne assada que tinha sobrado do almoço, mas tal como a Laranjinha sugere, uma salada verde acompanha muito bem este flan!

Continuação de bom feriado!

publicado por Ameixinha às 10:01 | link do post | comentar | partilhar