Tarte de limão merengada


Ela gosta muito de rir e fala pelos cotovelos. Gargalha que nem uma louca e raramente a vejo zangada.

A vida não lhe proporcionou, nem proporciona tudo o que merecia. Trabalhou muito e é fanática das limpezas domésticas. Ficou doente e todos os dias vai buscar força e coragem para superar o que está a passar.

Gosta de ter a família sempre de volta dela, mas sabe que nem sempre é possível. Queria ser cabeleireira quando era jovem e esteve um ano a aprender. A vida trocou-lhe as voltas mas, ainda hoje, corta o cabelo às crianças e aos vizinhos da aldeia. É um coração de manteiga e chora por tudo e por nada. Tem o maior orgulho dos filhos, embora eles não estejam como ela sonhou e desejou. É uma mulher do Norte e, como tal, diz muitas asneiras pela boca fora :-)

Adora cozinhar, principalmente quando tem muita gente em casa. Mas doces não é com ela. Por isso, neste dia, fiz uma tarte de limão merengada para a minha mãe Amélia.


Ingredientes:

1 pacote de bolacha Maria

200g de manteiga (só tinha cerca de 30/40 g e foi o que usei mas convém usar a quantidade pedida ou um pouco menos)

1 lata de leite condensado

4 ovos (separar as gemas das claras)

1 limão grande (raspa e sumo)

4 colheres de sopa de açúcar


Preparação:

Desfaça as bolachas e junte a manteiga amolecida até formar uma bola consistente. Barre a tarteira com manteiga e forre-a com a massa de bolacha. Junte ao leite condensado as 4 gemas, o sumo e a raspa de limão. Mexa bem esta mistura e coloque sobre a base de bolacha. Tape com papel prata e leve ao forno durante 45 minutos a 180ºc. Bata as 4 claras em castelo com as colheres de açúcar. Barre a tarte e deixe alourar no forno durante 5 minutos.


Mais uma vez foi feita de madrugada e hoje de manhã já lhe faltavam umas fatias. Acho que teve visitas durante a noite :-)


*Receita retirada da revista "boa mesa" nº19
tags:
publicado por Ameixinha às 15:51 | link do post | comentar | partilhar