Mousse de quivi e chocolate


Como recebi um carregamento de quivis da minha vizinha virtual, decidi aproveitar os mais maduros para fazer uma sobremesa. Os quivis são presença assídua cá em casa, ainda por cima têm mais vitamina C que uma laranja :) Mais do que suficiente para serem consumidos!
Tentei fazer uma mousse de quivi que vi numa revista "Delícias da Culinária", mas correu muito mal. Dizia para bater todos os ingredientes no liquidificador, inclusive as natas e, depois, era só levar ao frigorífico. Eu não tenho liquidificador e usei a varinha, não sei se foi isso que fez a diferença. Acho que qualquer mousse precisa que as natas sejam batidas até ficar quase em chantily.
Por isso, desencantei outra receita que me pareceu que ia resultar melhor! A verdade é que resultou e ficou em mousse, mas não ficou como eu queria - há dias assim em que não me devia levantar da cama :)

Passo a explicar o que aconteceu na receita que retirei da Mulher Moderna na Cozinha nº65. Em abono da verdade, se me vissem na cozinha, diziam que eu era tudo menos uma mulher moderna... mas isso agora não interessa nada!

Ingredientes:
4 folhas de gelatina incolor
1dl de água
300 g de açúcar (usei 250)
250 g de quivis
1 clara
2 dl de natas
2 colheres de sopa de raspas de chocolate
raspas de chocolate q.b. (usei granulado)

Preparação:
1. Demolhe as folhas de gelatina, em água fria. Arranje os quivis, descasque-os e corte-os em pedaços.
2. Ferva a água com 200g de açúcar e junte os pedaços de quivi. Deixe ferver bem.
3. Depois de bem cozido, triture e dissolva em puré, as folhas de gelatina bem escorridas. Deixe arrefecer (e eu, como sou bem mandada, deixei arrefecer. Porém, contudo, mas, ao deixar arrefecer a gelatina vai solidificar e foi isso que aconteceu. Aconselho a deixarem arrefecer apenas um bocadinho mas juntar enquanto estiver líquido ao preparado das natas. Eu devia ter aquecido um bocadinho novamente, mas não me apeteceu e, isto de ser de apetites não dá com nada!).
4. Bata a clara em castelo, junte o restante açúcar e bata mais um pouco, até obter um creme espesso.
5. Bata igualmente as natas, envolva-lhes o preparado anterior, bem como o creme de quivi (o meu creme já ia em pedacinhos de gelatina de quivi!).
6. Junte as duas colheres de raspas de chocolate, misture bem e distribua por taças.
7. Leve ao frigorífico e na hora de servir, decore.



Ora, era suposto a mousse ficar verdinha, mas a minha ficou branquinha com pedacinhos verdes de gelatina de quivi! O sabor não ficou comprometido, mas vou repetir a receita com o cuidado de não deixar arrefecer nada. Porque "o amor (à cozinha) é como o vento, quem pára perde-lhe o jeito e morre a todo o momento" :)

tags: ,
publicado por Ameixinha às 14:30 | link do post | comentar | partilhar