Salada de arroz integral com atum


É sempre assim, a verdade está lá mas não queremos admitir. Só quando levamos um choque é que a ficha parece cair. Fiz cinco anos de Psicologia e só agora descobri que sofro de depressão sazonal. Verdade, verdadinha! Mas no meu caso, manifesta-se a partir dos 30ºC. Os sintomas são evidentes: cansaço, tristeza, letargia, mau-humor, dormir mal, perda de apetite, etc.
Eu estou mesmo tão desanimada, desassossegada, alucinada, destrambelhada, enjoada, irritada, atabalhoada, incapacitada e quase mijada que não me lembro bem de onde raio retirei a receita desta salada.

O calor justifica a matança de neurónios, logo surge a perda de memória mas não é só isso; fiz esta salada no início do mês - dia 5 mais precisamente porque a data fica gravada na pasta do computador onde guardo as fotos, senão nunca me recordaria! - e a idade já não perdoa.

Quando comecei a preparar mais uma postagem, abri as fotos e resolvi escolher a primeira salada que me aparecesse - ultimamente tenho feito algumas, porque é a única coisa que apetece comer - e surgiu esta. Só depois é que me apercebi que não sabia bem de onde tinha retirado a receita e comecei a rir-me sozinha (afinal acho que se calhar não é depressão, isto é mais bipolaridade!). Procurei nos livros, no caderno de receitas e lembrei-me que é apenas uma variação desta que fiz o ano passado, modificando apenas alguns ingredientes. Ficou ainda melhor porque do sabor eu lembro-me bem ;) Atum é muito mais a minha onda do que salsicha (sem segundos sentidos fáxavor, que a depressão também diminuiu o desejo e função sexual!).

Ingredientes:
Arroz cozido q.b. (usei integral)
Tomate sem pele e sementes, cortado aos cubos
1 cenoura ralada
1 pimento vermelho
1 chávena de milho cozido
1 lata de atum

Molho:
3 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
Sal e pimenta a gosto
Folhas de manjericão q.b.

Misture todos os ingredientes da salada e todos os ingredientes do molho separadamente. Depois regue a salada com o molho envolva. Coloque no frigorífico por alguns minutos antes de servir.

Passa da uma e meia da madrugada e já sei que não vai ser fácil conseguir adormecer, se fosse, eu já dormia há muito. Tem sido complicado aguentar o calor. É que nem consigo sonhar com o Gerard Butler nem com o Zé da esquina :) Nadinha de nada!

Boa semana a todos!
tags: ,
publicado por Ameixinha às 01:33 | link do post | comentar | partilhar