Beringelas gratinadas

Em época de tomates e beringelas temos que ser casamenteiros e juntar os trapinhos destes dois :)
Primeiro porque têm cores bonitas, depois porque o sabor nesta altura atinge o topo dos topos.
É caso para dizer que esta beringela tem tomates he he
Está calor para ligar o forno, mas à hora do jantar parece que entramos no Outono e o forno até apetece. Pelo menos, por aqui tem sido assim :)

Ingredientes para 4:
4 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas finamente picadas
2 dentes de alho finamente picados
2 beringelas às rodelas grossas
3 colheres (sopa) de salsa fresca picada (não usei)
1/2 colher (chá) de tomilho seco (usei tomilho-limão fresco)
sal e pimenta a gosto
400 g de tomate enlatado picado
175 g de queijo mozzarella grosseiramente ralado
6 colheres (sopa) de queijo parmesão fresco ralado (não usei porque não tinha)

Preparação:

1- Aqueça o azeite numa caçarola em lume médio. Junte a cebola e deixe refogar por 5 minutos, ou até ficar transparente. Adicione o alho e deixe cozer uns segundos, ou até começar a ganhar cor. Com a ajuda de uma escumadeira transfira a mistura de cebola para um prato. Coza a beringela às rodelas na mesma caçarola (usei a wok), até ficarem castanhas.

2- Num prato pouco fundo, disponha a beringela por camadas. Salpique com um pouco de salsa, tomilho, sal e pimenta. Acrescente uma camada de cebola, tomate e mozzarella e polvilhe cada camada com salsa, tomilho, sal e pimenta.

3. Vá fazendo camadas e termine com uma camada de beringelas. Salpique com o queijo parmesão. Leve ao forno a 200ºC, previamente aquecido e deixe cozer destapado durante 20-30 minutos ou até a superfície ficar com um tom dourado e as beringelas ficarem tenras. Sirva quente!

Notas:
- Antes de cozinhar a beringela coloquei-a com sal e deixei largar um pouco de líquido. Depois passei por água e limpei com papel absorvente.
- Receita retirada do livro "Cozinha Mediterrânica" da Parragon Books.


Então pessoal do Norte, coméqué? Ninguém quer aparecer para receber com pompa e circunstância a Manuela C? Pode ser sem pompa e circunstância. Isto é ao gosto de freguês!
Ela já me telefonou a perguntar se alguém já tinha dito alguma coisa e eu sem nada para lhe dizer. Que vergonha! Estão a deixar-me ficar muito mal! É que já não faltam mouras a querer comparecer ao encontro de Lisboa. Vamos deixar as mouras ganhar? he he

Já começo a ter medo de ir a Lisboa, é que vai ser tanta gaja boa por metro quadrado, que eu vou ter que vir para casa com o rabo entre as pernas e olhem que o meu rabo até é bem jeitoso ;)
Só de pensar até já se me arrepiam os pêlos do bigode! Por falar nisso... tenho que fazer o bigode! Ou não... é que mulher de bigode ninguém a f***! É melhor deixar o bigode que assim ninguém se atreve a fazer-me frente :)

E é isso... me liguem vai, que é como quem diz, quem estiver interessado em conhecer a Manuela C e companhia, enviem mail para mim que já tenho novidades!
Às mouras (vou levar nas orelhas que até vou chiar!) a mesma coisa, contactem-me :)

Bom fim de semana a todos!
publicado por Ameixinha às 20:21 | link do post | comentar | partilhar