Compota de abóbora e coco


Não sei se se recordam mas, em 2009 (já ando a ficar fartinha do ano velho!) tinha uma abóbora de uns quantos quilos para usar. Com ela fiz pizza, scones, pão e tarte mas faltava a compota. Em Portugal, é comum a compota de abóbora com nozes mas eu decidi experimentar a compota de abóbora brasileira que leva coco. É esta que vos apresento e garanto que ficou excelente. Fiz duas vezes, uma com cravinho e outra sem. Prefiro a que foi feita com cravinho, até porque deixei apurar muito mais... tanto tanto que até deixei queimar o fundo he he
É que foi feita na panela de pressão e é tão rápido que nem se dá por nada. Num instante, temos compota de abóbora à mesa :)
Baseei-me nas sugestões que vi no The cookie shop e no Rosmarino e Prezzemolo.

Ingredientes:

1 kg de abóbora descascada e cortada em cubos
1/2 kg de açúcar
1 pau de canela
4 cravos da índia
1/2 chávena de coco ralado

Preparação:
Numa panela de pressão, coloque a abóbora, o açúcar, o pau de canela, os cravos e o coco. Tape e leve ao lume médio. Quando começar a ferver, conte 15 minutos e depois desligue (depende das panelas, a minha levou cerca de 25 minutos). Guarde em frascos esterilizados e saboreie um belo doce de abóbora!


Rende cerca de 3 frascos pequenos, fica com uma cor e um aroma espectaculares. É difícil escolher entre a compota feita com nozes e a compota feita com coco. São as duas muito boas. Quem não gostar, pode omitir o cravo da índia. Eu acho que lhe dá um aroma único por isso uso-o mas em menor quantidade, porque pode haver alguém que não goste. Cá em casa, ninguém se queixou. Mas aqui andam sempre cheios de fome :)
publicado por Ameixinha às 00:10 | link do post | comentar | partilhar