Lulas à americana

O ditado está errado: nem tudo o que vem à rede é peixe, porque no mar vivem moluscos, crustáceos, mamíferos e mais um sem número de coisas manhosas e esquisitas, daquelas que ainda nem foram descobertas nem tão pouco baptizadas.
Não sei se já contei esta estória mas, há alguns anos atrás a minha mãe, em conversa com uma amiga, disse que tinha comprado lulas e a senhora perguntou à minha mãe se ela gostava disso. A minha mãe disse que adorava e a senhora disse que não percebia como as pessoas gostavam daquilo, porque parecia que tinha palha por dentro :)
Infelizmente há muita gente que não sabe preparar as delícias que o mar nos dá, em resumo: há gente que acha que é só comprar e atirar para dentro do tacho! Por isso esta receita explica tim tim por tim tim como se deve fazer uma receita de lulas deliciosa, mas tenham muito cuidado para não queimar as pestanas, ok?

Ingredientes:
1,5 kg de lulas frescas
2 cebolas
azeite q.b.
2 colheres (sopa) de conhaque (usei whisky)
4 colheres (sopa) de polpa de tomate
1,5 dl de vinho branco
2 dentes de alho
1 haste de estragão
sal e pimenta
2 colheres (sopa) de salsa picada (opcional)

Preparação:
Limpe as lulas e retire a pele escura. Esvazie-as, tire os olhos e a membrana que se encontra no interior. Lave-as e corte os sacos às tiras e os tentáculos aos pedaços.
Pique as cebolas e doure-as em 5 colheres (sopa) de azeite. Junte as lulas e cozinhe em lume vivo até ficarem bem rosadas. Regue com o conhaque e incendeie. Quando a chama se extinguir adicione a polpa de tomate dissolvida no vinho, os alhos picados e o estragão.
Baixe o lume e cozinhe durante 20 minutos. Tempere com sal e pimenta e, se gostar, polvilhe com salsa picada.

Notas:
Optei por dar uma cozedura às lulas primeiro, para que perdessem um pouco da coloração rosada e ficassem mais tenrinhas.
Vi a receita na revista "boa mesa" nº 21 de 2005.
Podem acompanhar com arroz branco, mas eu gosto mais com batatas fritas ou batatas cozidas.

Bom fim de semana :)
tags:
publicado por Ameixinha às 11:02 | link do post | comentar | partilhar