Pão Brioche de iogurte com cranberries


Sem pão é que não dá para viver e, os mais chiques, não vivem sem brioche :)
É um pão doce que, por si só, é muito agradável! Nem precisa de ser barrado com nada, é uma questão de gosto pessoal. Neste caso, optei por juntar à massa, cranberries/arandos secos e o resultado não poderia ser melhor. Quem preferir uvas-passas pode juntá-las perfeitamente à massa, assim como pedacinhos de chocolate ou frutos secos como nozes ou avelãs. Fiz mais que uma vez e simples também fica excelente!
Já vi esta receita de brioche nalguns blogs. Creio que o original é da Nanda mas os brioches mais bonitos vi-os aqui e, por causa deles, ganhei vontade de testar esta receita.

É com este brioche que participo no Dia Mundial do Pão/World Bread Day 2009


world bread day 2009 - yes we bake.(last day of sumbission october 17)


Fi-lo numa forma de bolo inglês e a massa cresceu tanto que, quando deI conta, já estava a tocar no tecto do forno :)
Ao retirar saiu com um sorriso torto no topo he he Cuidado, o melhor é dividir a massa em duas formas ou colocar na parte de baixo do forno, senão a coisa pode dar para o torto!

Ingredientes:
2 iogurtes naturais
1 ovo
2 colheres (chá) de açúcar baunilhado
80 g de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
500 g de farinha (usei 400 de farinha 65 e 100 de farinha integral)
50 g de margarina à temperatura ambiente
22 g de fermento fresco
Açúcar para polvilhar
Cranberries secas q.b.

Preparação:
Colocar os ingredientes na cuba e seleccionar o programa "massa". No final, retirar a massa com as mãos enfarinhadas e dar a forma desejada ao brioche. Se quiser usar as cranberries ou outros frutos secos, incorpore-os agora na massa e envolva bem. Coloque na forma e deixe repousar e crescer mais 45 minutos. Pincele os brioches com manteiga e polvilhe com açúcar. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até os brioches dourarem.


A massa fica super aberta e muito fofa, um pão muito agradável ao pequeno-almoço e ao lanche :)
Acho que vou virar Caco Antibes ou Maria Antonieta e pedir brioches (não se esqueçam do "i" pelo amor de Deus, senão sai outra coisa!!!) todos os dias de manhã :)

Participem e alimentem esta ideia! Enviem a vossa sugestão para este post que está no blog da Zorra. Preencham o formulário e festejem o dia!
tags: , ,
publicado por Ameixinha às 10:00 | link do post | comentar | partilhar