Courgettes recheadas com vegetais

Não há nada melhor que ter a cozinha só para nós, ouvir apenas o barulho dos tachos e dos talheres. Aproveitam-se as manhãs silenciosas para preparar receitas, de preferência saudáveis e, se forem vegetarianas, tanto melhor. Depois, há sempre os legumes solitários que repousam nas prateleiras, um resto disto, uma sobra daquilo, uma ou duas courgettes, mais umas quantas se a família for grande, e temos uma refeição quente, fácil, barata e saborosa.

As sobremesas são fáceis, conquistam quase todos, as carnes também são preferíveis, mas os legumes dão luta! Então quando se usa a palavra “vegetariana”, parece que o céu desaba e fica tudo com cara de poucos amigos. São preconceitos que temos que ir desconstruindo aos poucos, com dedicação e muita paciência. Mas a culinária é isso mesmo, um acto de amor que alimenta espirutual e fisicamente, e que nos vai consumindo por dentro, aumentando a nossa vontade de agradar ainda mais aqueles a quem queremos bem. Porque é importante que aquilo que fazemos fique na memória de quem come transportando-os, um dia mais tarde, até nós. É isso que pretendo, cozinhar, alimentar e permanecer na memória da família e amigos, especialmente se o conseguir fazer com receitas saudáveis. Esta que vos deixo é particularmente saborosa, já a repeti a pedido de quem provou e apreciou, aconselho-a a todos quantos queiram sentir o estômago aconchegado, o coração cheio e a alma leve.

Ingredientes:

2 courgettes

1 cebola

150 gramas de vegetais à vossa escolha (uso milho, pimento vermelho e cogumelos)

½ colher (chá) de sal

¼ colher (chá) de pimenta preta

Azeite q.b.

Queijo ralado q.b

sementes de girassol ou abóbora para polvilhar


Preparação:

1- Lave as courgettes e corte-as a meio longitudinalmente.

2- Usando uma colher retire a polpa deixando a casca intacta. Reserve.

3- Coloque as courgettes num tabuleiro e pincele-as com um pouco de sal e azeite.

4- Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 10 minutos.

5- Entretanto pique a polpa da courgette e a cebola em pedacinhos pequenos.

6- Leve uma frigideira ao lume com azeite, adicione a cebola, a polpa de courgette, tempere com o sal e a pimenta e deixe refogar, mexendo constantemente, cerca de 10 minutos.

7- Depois adicione os vegetais e deixe-os cozinhar por mais 10 minutos ou até estarem cozidos.

8- Depois de pronto, combine a mistura da frigideira com o queijo ralado e recheie as metades das courgettes. Cubra com mais algum queijo e salpique com sementes de abóbora ou girassol.

Nota: As sementes dão ao prato um toque bastante interessante, pela crocância que proporcionam. Aconselho a levá-las ao forno por alguns minutos para que libertem o seu sabor e fiquem ainda mais crocantes.

Receita inspirada no blog Zoom Yummy.

Bom fim de semana.

publicado por Ameixinha às 10:00 | link do post | comentar | partilhar