Pão de chocolate com avelãs

Era suposto ser um pão com pepitas de chocolate mas cortei o chocolate tão pequenino que as pepitas derreteram e deram origem a um pão de chocolate :)
Que é que hei-de dizer: vida de Ameixinha que não dá uma para a cozinha he he
Tenho a sensação que alguns dos pães que faço parecem-se com um certo comprimido azul. É que eles crescem, crescem, crescem... batem no topo da máquina e depois afundam-se ligeiramente. Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência :) Acho que também pode ser vergonha. É que a meio do ciclo do pão, eu vou espreitar. Depois de eu espreitar é que ele se afunda... acho que intimido a coisa he he
Porém, é um pão delicioso e foi comido num abrir e fechar de olhos. Fica muito bom, achei que tem um ligeiro sabor a nutella pela combinação chocolate-avelã. A repetir muito em breve!
Mais uma receita saída do livro da Larousse "Aprender a fazer pão".


Ingredientes para um pão de 750g:
500 g de farinha tipo 55 (usei 400 tipo 65 + 100 g de farinha integral)
100 ml de água (usei apenas 50ml)
210 ml de leite (usei apenas 200ml)
2 colheres (café) de sal
1 colher (sopa) de mel (usei duas colheres de sopa de açúcar e não ficou muito doce, quem quiser um pão bem docinho deve acrescentar a gosto)
50 g de manteiga derretida
1 colher (café) de levedura instantânea (usei 20 g de fermento de padeiro)
60 g de pepitas de chocolate (ou chocolate preto moído - foi o que usei)
50 g de nozes ou avelãs picadas (usei avelãs)

Preparação:
Coloque a água e o leite na máquina e junte-lhes o sal, o mel, a manteiga e a farinha. Adicione a levedura, distribuindo-a sobre a farinha (quem usa fermento de padeiro deve dissolver nos líquidos mornos e juntar o sal depois da farnha).
Seleccione o programa "pão branco", o tamanho e a cor do pão. Ligue a máquina.
Ao sinal sonoro, adicione as pepitas de chocolate e as nozes (ou avelãs), picadas.


A Maluxa passou-me um desafio que consiste em completar a seguinte frase:

"EU SOU LUZ E QUERO ILUMINAR... primeiro iluminar os postes que estão com as lâmpadas fundidas, porque os caminhos nesta aldeia são muito manhosos e convém ver por onde se anda. Depois, queria ser daquelas luzes ecológicas, sabem? Para poupar energia porque deve ser cansativo manter a luz acesa. Era bom se conseguisse iluminar o "melão" do Tio Belmiro, para ele saber que eu existo e preciso de um frigorífico e uma arca (pois é, era só arca mas os sonhos também têm juros. Acabou de aumentar para arca e frigorífico). Gostava de iluminar o governo deste país mas acho que a lâmpada deles fundiu de vez, foi comprada na feira da ladra e, agora, só funcionará novamente quando for mudada. E para hoje chega de iluminação. Vou apagar a luz e dormir."

As regras:1 - Completar a frase "EU SOU LUZ E QUERO ILUMINAR..."
2 - Linkar o blog de onde o selo partiu e deixar um recado avisando que o recebeu.
3 - Linkar e repassar o selo para cinco blogs que, na sua opinião, sejam blogs de luz. E devo enviar para cinco outros blogs.

Não vou passar a nenhum blog em particular. Sintam-se todos "inluminados" por mim, médios acesos que é para não ofuscar ninguém he he
tags: ,
publicado por Ameixinha às 00:25 | link do post | comentar | partilhar