Compota de pêra

Falei em Primavera, em despachar os dias cinzentos e ela veio, quente e soalheira, animar o gato que, de tanto frio que tinha, conseguiu queimar os pêlos das sobrancelhas no fogão de lenha :)
O problema da Primavera não é o canto alucinado dos pássaros logo de manhãzinha, tampouco o pólen que viaja no ar, nem mesmo o desassossego das hormonas dos miúdos que os leva ao descontrolo total e moral, mas são os bichos que andam por aí!
Era bem capaz de gostar muito mais da Primavera, não fossem estes bichos malucos que se atravessam na minha vida. Numa das minhas caminhadas, ouvi algo cair à minha frente e levantar voo logo a seguir. Mal o meu cérebro se apercebeu do que era, soltei um audível "Ai!" e, automaticamente, olhei para os lados para ver se alguém tinha visto e ouvido a minha cena triste.
Era um gafanhoto e eu suporto tudo menos gafanhotos. Depois segue-se aquela dança estranha de olhar para trás para ver se o bicho me está a seguir ou se, loucura loucura, está agarrado ao meu casaco ou à minha imensa cabeleira ;)
Só de pensar que há quem coma estes - e outros - bichos como petisco, dá-me a volta ao estômago. Prefiro uma fatia de requeijão com compota caseira de pêra por cima.

Ingredientes:
4 pêras
300 gr de açúcar
1 dl de sumo de limão
1 casca de limão

Preparação:
Descasque as pêras e elimine-lhes os caroços.
Lamine as pêras e regue-as com o sumo de limão.
Leve este preparado a lume brando, num tacho, juntamente com o açúcar, a casca de limão e cinco colheres de sopa de água. Deixe ferver até obter ponto-fio forte. Retire do lume, elimine a casca de limão e coloque numa taça, se for servir. Para guardar coloque em frascos esterilizados.

Notas:
Para 300 gr de açúcar uso cerca de 500-600 gr de pêras maduras, mas não em demasia.
Se a fruta for muito sumarenta, vá retirando o líquido com uma concha, à medida que a fruta vai cozendo.
Pode ser adicionada uma colher de chá de canela em pó.
Receita retirada da revista Mulher Moderna nº151.
publicado por Ameixinha às 22:30 | link do post | comentar | partilhar