Snickerdoodles


Na segunda feira decidi colocar em prática a receita de biscoitos para participar do chá da tarde - agora lembrei-me que ainda nem fiz uma visita ao Delishville... ai que desgraça!!! Tenho que tratar disso - e decidi fazer uns biscoitos cujo nome despertam sentimentos estranhos em mim e que não consigo explicar. Snickerdoodles é divertido, é alegre e tem algo que remete para a infância :)
Deixei o pessoal pendurado no msn e levei-me para a cozinha junto com o meu livrinho da colecção Corden Bleu ;) O meu forno portou-se bem e saíram, em três fornadas, os fabulosos snickerdoodles! Abaixo as indicações e comentários à receita.




Tempo de preparação: 15 minutos + 30 minutos (refrigerar)

Tempo de cozedura: 12 minutos por tabuleiro

Para cerca de 30 biscoitos (a mim renderam-me 57 e a maioria era do tamanho de bolachas maria)


Ingredientes:

250 g de farinha sem fermento

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/4 colher de chá de sal

Pitada generosa de noz-moscada moída (só costumava usar nas comidas salgadas mas confesso que fica delicioso em doces)

115 g de manteiga sem sal (eu usei 100 g de manteiga com sal e por isso não coloquei o 1/4 de colher de sal) à temperatura ambiente

175g de açúcar granulado (só fiz com 160g e achei que podia colocar menos, eu não sou muito formiga)

1 ovo

1 gema de ovo (aqui vai uma história: já andava a pensar o que ia fazer à clara do ovo e andava à procura de um saco plástico para congelá-la quando oiço "poc"... o ovo tinha caído ao chão mas só se tinha perdido a clara... a gema estava intacta. Problema resolvido he he)

1 colher de chá de extracto, essência ou aroma de baunilha (usei aroma que era o que tinha em casa)

1 colher de chá de raspa fina de casca de laranja ou limão (usei limão)

2 colheres de sopa de canela em pó, para revestir

2 colheres de chá de açúcar, para revestir


Preparação:
Aqueça o forno a 190ºC (posição 5 no forno a gás), de forma a ficar moderadamente quente. Prepare dois tabuleiros de ir ao forno, barrando-os com manteiga derretida (só tenho um tabuleiro e coloquei uma folha de silicone ao invés de barrar).
Peneire a farinha com o bicarbonato, o sal e a noz-moscada.

Forme um creme com a manteiga e o açúcar, adicione o ovo, a gema, a baunilha e a raspa de laranja ou limão. Bata até obter uma massa leve e fofa. Junte os ingredientes peneirados e misture bem.

Raspe a massa dos lados da tigela, cubra-a com um pedaço de película aderente e refrigere durante 30 minutos. Numa tigela pequena, misture a canela e o açúcar.

Com uma colher de chá, retire pedaços da massa e forme bolas com 2,5 cm de diâmetro. Role as bolas no açúcar com canela (esta parte leva-me o pensamento a outras paragens... onde já se viu? Rolar as bolas no açúcar e na canela he he) e coloque-as nos tabuleiros já preparados e separe-as (as bolas) a 5 cm umas das outras. Achate-as ligeiramente e leve ao forno cerca de 12 minutos ou até que comecem a ficar com os rebordos acastanhados, deslizando facilmente no tabuleiro.

Retire-as do tabuleiro e deixe arrefecer. Repita o processo com o resto da massa.

Acho que consegui, finalmente, fazer uns biscoitos em condições sem que queimassem por baixo. O aroma que vem do forno é digno de permanecer na memória olfactiva durante muito tempo. Guardei-os num recipiente hermeticamente fechado e creio que se aguentam durante muitos dias assim :)

Agora um breve momento de "cóltura" culinária:

Os snickerdoodles têm surgido sob diversos nomes nos livros de cozinha regional da América desde o século passado. Na zona do Midwest são denominados de snickerdoodles. Na wikipédia, encontrei referências que falam da origem do snickerdoodle na Alemanha, e que faz alusão à palavra "Schnecke" que significa "em forma de caracol". Outros acreditam que o nome vem dos contos de fadas e da personagem de um herói chamado Snickerdoodle por volta do ano de 1900.

Meus amigos, venha o snickerdoodle de onde vier... é bem vindo e há-de ser bem saboreado com um cházinho ;)

publicado por Ameixinha às 22:23 | link do post | comentar | partilhar