Bolo mármore de amoras

Diz que é um bolo típico da Grã-Bretanha, mas também diz que é mármore e eu não descobri porquê! Mas isso agora não interessa nada. As amoras ainda são da altura em que os senhores ajudaram a apanhar :) Entretanto foram furando a fila outras receitas e o bolo ficou para trás, esquecido na pilha de fotografias que se vai amontoando no computador.
Se eu podia publicar uma receita, ou mais, por dia? Podia, mas não era a mesma coisa :)

Ingredientes:
125 g de manteiga
125 g de açúcar
3 ovos
3 colheres (sopa) de leite
150 g de farinha de trigo
80 g de abóbora cristalizada (não usei)
100 g de amoras
açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
Dentro de uma tigela bata a manteiga com o açúcar peneirado, até obter um creme volumoso e claro. Separe as gemas das claras. Adicione o leite e as gemas, uma a uma, ao creme de manteiga, batendo sempre. À parte bata as claras em castelo firme e deite-as à colherada na tigela, alternando com pequenas porções de farinha misturada com o fermento em pó. Junte a abóbora cristalizada cortada em fatias finas. Deite a massa numa forma redonda e lisa, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Por cima espalhe as amoras previamente passadas por água e muito bem enxutas. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35 minutos, ou até o bolo estar cozido e dourado. Deixe arrefecer um pouco, desenforme sobre uma rede e deixe arrefecer completamente. Mude para um prato e polvilhe com açúcar em pó.

Notas:
A preparação refere fermento em pó mas tal não aparece nos ingredientes. Eu optei por usar uma colher de chá de fermento.
A receita foi retirada do livro "Os melhores doces do mundo - Bolos de Festa" publicada pela Activa.
Fiz o bolo numa forma redonda de 18 cm de diâmetro, fica pequeno, perfeito para acompanhar com um chá.
Usei papel vegetal em vez de untar a forma, o spray Espiga é perfeito para esse fim, mas eu ainda não o tinha.
tags: ,
publicado por Ameixinha às 12:50 | link do post | comentar | partilhar