Manjar branco com calda de ameixas


Juro pela minha saúde - e sei que deveria deixar de o fazer, porque a coisa anda complicada e tudo que é bactéria, fungo e manhosice, aproveita-se de mim - que tinha uma fotografia da fatia do manjar, mas não faço ideia onde foi parar. Ou o computador comeu-a ou, com a bela memória com que ando, apaguei-a antes de a passar para o computador.
Seja como for, o manjar é igual por dentro e por fora, basicamente branco :)
Nunca tinha provado, não tinha leite de coco em casa mas, quando me dá a teimosia, a coisa ou vai ou vai mesmo! Fiz leite de coco caseiro com coco ralado e água e pus mãos à obra. De facto, este manjar tem o nome mais apropriado que poderia porque é, sem dúvida alguma, um manjar. Uma maravilhosa especialidade brasileira que passou a fazer parte da lista de sobremesas cá de casa.
Uma delícia gelada que sabe muito bem neste Verão intenso de 2010. Segui a receita que vi numa revista "Delícias da Culinária" nº11 de 2009.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 e 1/2 lata de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir)
1 lata de leite de coco (200 ml)
1/2 chávena de farinha maisena

Calda (fiz só meia receita):
1 chávena de açúcar
1/2 chávena de água
200 g de ameixas secas sem caroço

Preparação:
Numa tigela, misture o leite condensado, o leite, o leite de coco e a farinha maisena. Leve a lume brando, mexendo sempre, até engrossar. Retire, despeje numa forma molhada e leve ao frigorífico por 4 horas.
Prepare a calda dissolvendo o açúcar na água. Leve a lume brando, sem mexer, por 5 minutos. Despeje as ameixas e cozinhe por mais 10 minutos ou até a calda engrossar ligeiramente e as ameixas incharem. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico (não fiz isto porque queria a calda mais fluída). Desenforme o manjar e sirva em fatias acompanhado da calda.

Onde raio foi parar a fatia é que eu não sei!

Falando de outro assunto, queria avisar que tinha mais de uma centena de pedidos de amizade no Facebook que recusei/ignorei, simplesmente porque não conheço as pessoas/nomes. Peço desculpa, mas não dá para aceitar gratuitamente amizade de pessoas que não conheço. Por isso, queria pedir que, ao enviarem o pedido de amizade, deixem uma pequena mensagem a dizer quem são e se me conhecem do blog ou de outro lado. Eu agradecia, até porque me custa recusar amizades sabendo que podem ser de leitores do blog.

Obrigada e bom fim de semana a todos!
publicado por Ameixinha às 17:25 | link do post | comentar | partilhar