Legumes gratinados

Vou remando contra a maré. Hoje de manhã a minha mãe gritou que era dia mundial da massa. Mas não gritou para mim, o Matias é que a estava a ouvir - como se lhe fizesse muita diferença - Royal Canin será sempre Royal Canin e parece-me que lhe agrada mais que massa :)
A minha mãe não pega em livros de culinária, nunca os seguiu. Aprendeu a cozinhar com a mãe dela, e por tentativa e erro, é verdade que cozinha muito bem, embora não saia muito da cozinha tradicional portuguesa. Mas para comer está ela pronta e experimenta tudo que é diferente, embora não se atreva a fazer. Para isso estou cá eu. Ela sofre do mal de, às vezes, não saber o que fazer na refeição seguinte. Hoje, ouvindo a palavra "massa", decidiu que era isso que íamos almoçar. Cá em casa tanto cozinho eu como ela, hoje é a vez dela e até gostamos todos de massa, mas não me importava de ter estes legumes à frente outra vez.
Muitos blogs terão a oferecer muitas receitas de massa hoje, com certeza que serão deliciosas, mas eu ofereço-vos legumes gratinados... só porque me apetece rumar contra a maré :)

Ingredientes:
2 cenouras
1 dl de azeite
2 dentes de alho
1 courgette
1 beringela (não tinha, usei brócolos)
1 pimento pequeno-verde (não usei)
1 pimento vermelho
200 g de milho
100 g de cogumelos laminados
100 g de queijo ralado
sal e pimenta q.b.

Preparação:

1. Comece por cortar as cenouras em rodelas e coza-as em água temperada de sal. Escorra.
2. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, os alhos, as courgettes, as beringelas e os pimentos cortados em tiras finas. Depois, junte as cenouras, o milho e por fim os cogumelos.
3. Tempere e cozinhe até que fiquem macios. Transfira para um recipiente refractário e polvilhe com queijo; leve ao forno, à temperatura de 200ºC até gratinar e sirva.

Notas:
Cozi as cenouras e os brócolos juntamente, mas não convém deixá-los cozer muito já que vão à frigideira e, posteriormente, ao forno.
A receita foi retirada da colecção "Alimentos com história" Vol. 3.
É uma receita simples mas com um resultado delicioso, para repetir incessantemente com os legumes da época :)

Boa semana a todos e obrigada pelas visitas!
publicado por Ameixinha às 12:25 | link do post | comentar | partilhar