Vi-me negra para cá chegar...

... mas lá consegui algo no tom pretendido!
É a minha cor de eleição, adoro preto. Embora digam que as pessoas que vestem preto são sempre mais depressivas, eu sinto-me confortável de preto e nunca me comprometo :)

Estes filetes foram feitos ontem ao almoço. Fiz apenas para mim porque achei que mais ninguém estaria interessado em comer coisas pretas, parecem queimados e são muito pouco apelativos.
Confesso que gostei de os fazer e de os comer, embora o pessoal olhasse para mim com um ar muito desconfiado. Apenas sorri e mostrei-lhes as sementes de gergelim pretas que me repousavam nos dentes he he

Tenham cuidado se quiserem fazer algo parecido num jantar social, façam com sementes de gergelim/sésamo claras ou levem fio dentário (só para não confundir com aquele fio dental que anda metido nos regos he he), caso se queiram rir com a boca toda, tal como eu faço :)

Esta é considerada uma refeição saudável e eu concordo plenamente. Não foi usado nenhum sal e isso é muito bom. A receita original pedia filetes de linguado mas não ando a usar muito disso ultimamente, se é que me entendem ;) O gergelim era o mais comum mas, como é óbvio, troquei-o pelo preto.
Não tivesse eu ido a Lisboa e as manas Marques me tivessem mostrado os caminhos da Mouraria e não teria sementes pretas suficientes para os filetes! Tudo se proporcionou para eu conseguir um pretinho básico :)

Frango com sementes de gergelim

Para 4 pessoas
Tempo de preparação: 15 minutos, mais 30 minutos no frigorífico
Tempo de cozedura: 4 minutos

3 colheres de sopa rasas de farinha
6 colheres de sopa rasas de sementes de gergelim
2 colheres de chá rasas de mostarda de Dijon
2 colheres de sopa de polpa de tomate caseira (usei de compra)
1/2 colher de chá rasa de estragão seco ou 1/2 colher de chá de tomilho seco
0,5 dl de leite magro
4 filetes de linguado sem pele, cada um com 150 g (usei filetes de peito de frango)
1 colher de sopa de azeite
Rodelas de limão para enfeitar (também as uso, adoro sumo de limão nos filetes)

1. Misture bem a farinha com as sementes de gergelim e espalhe num prato raso.
2. Num prato pequeno, misture a mostarda com a polpa de tomate e o estragão até obter uma pasta.
3. Deite o leite num prato de sopa. Passe um filete pelo leite. Barre um dos lados com um pouco da pasta de tomate e mostarda. Ponha o filete sobre a mistura de farinha com o lado barrado para baixo. Barre o outro lado com a pasta e passe-o na farinha. Coloque o filete preparado num prato.
4. Prepare os outros filetes da mesma forma, cubra-os e leve ao frigorífico durante 30 minutos para a cobertura tomar consistência.
5. Ligue o grelhador em lume forte e unte a grelha com azeite. Coloque os filetes na grelha, pincele-os levemente com azeite e leve a grelhar durante 2 minutos. Vire os filetes com cuidado, pincele-os com azeite e deixe grelhar durante mais 2 minutos. Baixe a temperatura se as sementes de gergelim começarem a torrar muito rapidamente. Disponha cuidadosamente os filetes numa travessa aquecida e enfeite com rodelas de limão.

Notas:
-Receita retirada do livro "Boas receitas para uma boa saúde".
- Por pessoa: Calorias - 285; Total de gordura - 15 g; Gordura saturada - 2 g; Sódio - 265 mg; Açúcar adicionado - 0 g.
- No livro aconselham a servir com rodelas de tomate e ervilhas tortas. Não tinha, servi com bróculos cozidos ao vapor.
- É uma receita bastante simples e muito rápida, já para não dizer que saiu bastante barata.

Bom Domingo a todos! Vou ver se a coisa está preta por essa blogosfera fora ;)
publicado por Ameixinha às 10:00 | link do post | comentar | partilhar