Tarte de maçã

Gostava de vos poder contar uma boa história acerca desta tarte. Mas a que tenho não é nada de especial. Quando o meu pai viu, perguntou quem tinha trazido a tarte da pastelaria :) Ele ainda não percebeu que mora na padaria Ameixinha que também é pastelaria eh eh
Não consegui tirar uma foto, em condições de uma fatia para verem o interior. A minha máquina às vezes insiste em desfocar tudo e eu, antes que me passe a sério, encosto-a para canto, como se faz às crianças quando se portam mal: "Agora ficas aí a pensar na asneira que fizeste! Quando tiveres entendido podes sair do castigo" ;)
Quando a minha máquina saiu do castigo já não havia tarte para mais ninguém. É bem feita, para aprender a portar-se bem quando eu preciso dela!
E já está! Segue a receita a seguir... se gostarem tanto de doces com maçã como eu, experimentem :)


Ingredientes massa:

250g de farinha
1 c. (sopa) de vinagre
1 c. (sopa) óleo
uma pitada de sal
10 c. (sopa) de água
manteiga e farinha q.b.

Eu usei uma base de massa folhada de compra

Ingredientes do recheio:

120 g de açúcar
2 ovos
100 g de farinha
2 dl de natas
1 clara (não usei mas fica mais levezinho)
5 maçãs (só usei uma reineta)
1 limão (sumo)


Preparação:

Para a massa misture a farinha, o vinagre, o óleo e o sal. Amasse e junte a água. Tape-a com um pano e deixe repousar por 20 minutos. Estique a massa e coloque-a numa tarteira previamente untada de manteiga e polvilhada de farinha. Ligue o forno a 180ºC. Comece a preparar o recheio, misturando 100 g de açúcar com os ovos, a farinha e as natas.

Bata a clara em castelo com o restante açúcar e envolva no preparado anterior. Verta a massa na tarteira. Descasque as maças, retire os caroços e corte em lâminas. Regue com o sumo de limão. Disponha-as na tarte e leve ao forno a cozer por 40 minutos. Retire e desenforne quando estiver morno. Eu polvilhei com canela e açúcar mascavado.


Receita retirada da revista "Mulher Moderna na Cozinha, nº 104
tags: ,
publicado por Ameixinha às 10:00 | link do post | comentar | partilhar