Um bolo dos diabos com tiramisu


Antes de mais, quero dizer que o encontro no Porto correu muito bem e quem não foi, não sabe o que perdeu :) Para já não vou contar nada, preciso de tempo para pensar no assunto!
Vou para Lisboa mas, antes de ir, sugiro que façam este bolo no fim-de-semana.

Sei que parecem muitos passos, que parece que perdem muito tempo mas, este bolo que eu livremente traduzo como "Um bolo dos diabos!", pode ser feito com antecedência de dias e isso só lhe vai fazer bem :)
TitiSu, diz lá de tua justiça, estava bom ou não? Quem é amiga, quem é? he he

O recheio e a cobertura, o extracto e a calda são iguais aos que usei no Bolo de Tiramisu, o que muda é o bolo e, atrevo-me a dizer que até muda para melhor :)


Ingredientes Devil's Food Cake:

9 colheres de sopa de cacau
1 1/2 chávena de farinha (sem ser auto-levedante)
1/2 colher chá de sal
1 colher chá de bicarbonato de soda
1/4 colher chá de fermento em pó
110 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 1/2 chávena de açúcar
2 ovos grandes à temperatura ambiente
1/2 chávena de café forte (ou água)
1/2 chávena de leite

Peneire o cacau, farinha, sal, bicarbonato e o fermento para uma bacia e com a batedeira, bata a manteiga com o açúcar cerca de 5 minutos até estar suave e cremosa. Junte os ovos um a um até estarem incorporados. Junte o café com o leite. Misture metade dos ingredientes secos no preparado de manteiga. Depois junte o café e o leite e o restante dos ingredientes secos.
Leve ao forno numa forma untada e forrada com papel vegetal até estar pronto. Deixe arrefecer completamente antes de colocar o recheio e cobertura.

Extracto de café:
2 colheres sopa de café solúvel
2 colheres sopa de água a ferver

Misture o pó com a água e reserve.

Calda de café:
1/2 chávena de água
1/3 chávena de açúcar
1 colher de sopa de amaretto, kahlua ou brandy (usei brandy)

Numa tigela pequena misture a água e o açúcar e leve a ferver. Coloque numa tigela à prova de calor e misture nele uma colher de sopa de extracto de café e o brandy, reserve.

Recheio e cobertura:
1 pacote de mascarpone (250g)
1/2 chávena de açúcar em pó, peneirado
1 1/2 colher chá de extracto de baunilha
1 colher de amaretto, kahlua ou brandy (usei brandy)
1 chávena de natas

Coloque o mascarpone, o açúcar, baunilha e o alcool numa tigela e misture até estar suave. Com a batedeira ou fouet, bata as natas até formar picos firmes. Com uma espátula junte 1/4 das natas ao mascarpone. Vá juntando o resto com toques suaves até estar bem envolvido.

Montagem:
Corte o bolo ao meio depois de estar frio.
Com um pincel, ensope a parte de baixo do bolo com 1/3 da calda. Por cima coloque algum creme de mascarpone - cerca de 1 1/4 de chávena. Na outra parte do bolo coloque a metade da calda de café. Depois vire o lado ensopado por cima do recheio de mascarpone. Ensope o topo do bolo com o resto da calda.

Para a cobertura, junte o resto do extracto de café no resto do mascarpone e envolva. Prove até decidir quanto extracto usar. Se a mistura parecer demasiado mole para ser usada, coloque-a coberta por película aderente no frigorífico por 15 min. Refrigere o bolo também.
Com uma espátula vá colocando a cobertura nas laterais do bolo e no topo. Refrigere por 3 horas ou até 1 dia antes de servir.
Antes de servir, polvilhe o topo com cacau ou com raspas de chocolate negro.

E agora... Lisboa aí vou eu :)
Vai ser do caraças, é melhor não falar no Diabo não vá ele tecê-las!
Estarei ausente até Domingo, não vou responder a comentários nem ver blogs, ok?
Até jáaaaaa!
tags:
publicado por Ameixinha às 09:30 | link do post | comentar | partilhar