Rabanadas recheadas

Ora cá estão as rabanadas recheadas!!!
A Anabela, que eu não conhecia mas que leu este blog, fez o grande favor de me passar a receita que ela faz das rabanadas recheadas. São umas rabanadas que se fazem muito na zona da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Eu aqui tão pertinho e desconhecia por completo.
Não ficaram iguais às que compramos no Natal mas ficaram bem melhores que as que costumamos fazer cá em casa.
Já ficou estabelecido que a partir de agora, só se fazem destas rabanadas :) Obrigada Anabela!
Quem tiver pão em casa de sobra com 2 ou 3 dias, pode experimentar que não se vai arrepender. Eu prefiro-as ainda quentes! A receita é feita a olho e eu fiz também.
Ingredientes:
Pão normal daquele de bolinha (comprei 10 pães mais pequeninos que os normais)
Casca de limão
Pau de canela
Leite (usei cerca de 850ml)
4 ovos
1 saqueta de pudim flan
Açúcar q.b.

Recheio (fiz a olho):
coco ralado q.b.
açúcar q.b.
leite q.b.

O leite ferve-se com o limão, a canela e açúcar a gosto. Depois de frio, junta-se a saqueta de pudim flan e os ovos inteiros batidos. Retira-se a canela e casca do limão e mergulham-se os pães um de cada vez nesta mistura até estarem mesmo embebidos e pesados (convém que o pão tenha pelo menos uns dois dias senão desfaz-se todo). Depois aperta-se o pão , põe-se o pão numa mão e com a outra aperta-se, espreme-se e dá-se o fomato de uma bola. Vai a fritar numa panela (que deve ter as paredes altas) com bastante óleo mas que não pode estar muito quente senão queima por fora e fica cru por dentro. Vai-se virando, até estar dourada, escorrem-se em papel absorvente e depois com uma tesoura dá-se um golpe de lado e recheiam-se com o saco pasteleiro (eu recheei com uma colher de sobremesa).
Para o recheio é só misturar os ingredientes. Os recheios que se costumam usar é o doce de ovos e o doce de abóbora. Como as que eu tinha comido levaram coco, quis experimentar assim.

Devo dizer que as rabanadas recheadas que comi no Natal continuam a ser uma incógnita para mim. Todos concordamos cá em casa que essas rabanadas são recheadas antes de irem a fritar. No entanto, há segredos de família que assim devem permanecer. A busca pela rabanada recheada perfeita vai continuar, mas agora vamos tendo esta receita fantástica que nos satisfaz bastante!



Bom fim de semana a todos!!

publicado por Ameixinha às 09:16 | link do post | comentar | partilhar