Gâteau au matcha e Invicta novamente :)


É o bolo do Hulk :)
Tenho certeza que depois de uma fatia deste bolo ficamos com uma força invencível. Brutaaaaaaaa! Bem, não será assim, mas ficamos bem dispostas com toda a serotonina a correr-nos nas veias! Uiiiii :)
Mas, como tudo, pode ter efeitos adversos, tal como um acesso de pura estupidez e apagar a foto do interior do bolo. Felizmente, é algo momentâneo e notamos o erro logo de seguida. Convém é comer um pedacinho de chocolate para não ficar deprimida com isso e colocar a serotonina a correr outra vez!

Adiante, podem ver o interior aqui, no Gourmandise de onde eu retirei a receita. A mousse de chocolate não é igual, porque tinha uma mousse instantânea a precisar de ser usada e aí vai disto... usei-a. Mas, para a próxima vou seguir a receita da Nina à risca.

O bolo foi servido como sobremesa e não reuniu consenso porque a massa não é húmida. É uma espécie de pão de ló, fofo mas seco. Para mim e para algumas pessoas resultou muito bem, mas houve quem dissesse que parecia palha (deve ser alguém habituado a comer palha he he). A verdade é que ninguém deixou nada nos pratos :) Isto é como tudo, há sempre alguém que só sabe dizer mal, criticar e com uma ponta de inveja!

Como não quero enganar ninguém, devo dizer que este bolo fica melhor depois de alguns dias no frigorífico, a massa vai assimilar a humidade da mousse e fica mais húmida. Parece-me uma boa notícia, um bolo bastante bonito, na minha opinião, que pode ser feito calmamente com bastante antecedência :)

Ingredientes:
170 g de farinha de trigo
170 g de ovos
110 g de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de fermento em pó
8 g de matcha

Peneire a farinha com o fermento e o matcha. Bata os ovos com o açúcar por 10 minutos ou até quadriplicar o volume. Incorpore os ingredientes secos. Asse a 190ºC, numa forma untada e forrada com papel vegetal. Desenforme e deixe arrefecer.

Mousse:
100 g de natas montadas (nem vou comentar a parte das "montadas"!)
200 g de chocolate amargo temperado.

Incorpore os ingredientes com delicadeza.

Montagem:
Parta o bolo ao meio, coloque a mousse e feche com a outra parte do bolo. Leve ao frigorífico até firmar. A Nina sugere compota de frutos vermelhos para servir com o bolo.


And now, breaking news :)

A Açoreana Manuela do blog Delícias e Companhia, vem visitar o Porto e sugeriu um encontro na nossa marabilhosa Inbicta. Portanto, venho anunciar o acontecimento e pedir que, quem estiver interessado em conhecê-la e a outras meninas (eu sei que vou e a Mary também, as outras espero que se juntem à festa!), por favor mandem mail que eu já sei o dia :)
Vá lá meninas, é uma oportunidade única já que a Manuela está longe e não tem muitas oportunidades de nos visitar, nem nós a ela - eu não tenho!
Tenho certeza que não se vão arrepender :)

Pahhh, não se esqueçam que também vou a Lisboa. Ó Mouras, comé que é? Quem se arrisca a levar uma abada aqui da gaja do Norte? :)

tags: ,
publicado por Ameixinha às 22:52 | link do post | comentar | partilhar